Nasir al-Din al-Tusi (1201-1274) nasceu na
cidade de Tus no nordeste do Irã. Ele era astrônomo, matemática,
cientista, arquiteto, biólogo, químico, filósofo, médico, físico e
teólogo.
Tusi escreveu cerca de 150 livros,
nestas obras ele abordou temas influentes na astronomia, geometria, física, geografia,
direito, história, medicina, filosofia. Lógica etc. Mas o que nos chamam a atenção,
é que aproximadamente 600 anos antes de Darwin nascer, Tusi já havia escrito
sobre a Evolução das Espécies, teoria similar a que Darwin viria escrever.
A teoria evolucionista proposto por
Tusi aparece na obra popular "Akhlaq Nasiri" (éticas de Nasirean) do século XIII.
Uma
evolução dos minerais, vegetais e animais, inclusive o homem. Para ele, algumas
espécies evoluíam mais do que as outras, por seleção natural, de acordo com a
adaptação ao ambiente. Ele usava o termo “Takamul”, que significa “perfeição”
em árabe, hoje este mesmo termo significa evolução.
Nasir al-Din al-Tusi começa sua teoria da evolução com o
universo. De acordo com Tusi, os elementos eram iguais e semelhantes, devido a
contradições internas que começaram a aparecer. Muitas substâncias
desenvolveram rapidamente e de forma diferente uma das outras.
Ele então explica como os elementos
evoluíram para minerais, e então plantas, depois animais e por fim seres
humanos. Tusi passa então a explicar como a variabilidade hereditária foi um
fator importante para a evolução biológica dos seres vivos:
“os organismos que
podem ganhar novos recursos mais rápido são mais variáveis. Como resultado,
eles ganham vantagens sobre outras criaturas. […] Os corpos estão mudando como
resultado das interações internas e externas.” (Tusi /Trad.Alacbarli F. pág.48-49.
2001)
Tusi
discute como os organismos são capazes de se adaptar a seus ambientes:
“Olhe para o mundo
dos animais e pássaros. Eles têm tudo que é necessário para a vida diária, a
proteção e a defesa, incluindo forças, coragem e ferramentas adequadas [órgãos]
[…] Alguns destes órgãos são armas reais. […] Por exemplo, lança-chifres,
dentes e garras-faca e agulha, pés e cascos-bastão. Os espinhos e agulhas de
alguns animais são semelhantes a flechas. […] Animais que não têm outros meios
de defesa (como a gazela e a raposa) protegeram-se com a ajuda de voo e
astúcia. […] Alguns deles, por exemplo, abelhas, formigas e algumas espécies de
aves, uniram-se em comunidades a fim de se proteger e ajudar uns aos outros.” (Tusi
/Trad. Alacbarli F. pág.48-49. 2001).
Tusi reconheceu três tipos de seres
vivos: plantas, animais e seres humanos. Como se pode observar abaixo:
“os animais são
mais elevados do que as plantas, porque eles são capazes de mover-se
conscientemente, ir atrás de comida, encontrar e comer coisas úteis. […]
Há muitas diferenças entre as espécies animais e vegetais, […] Em primeiro
lugar, o reino animal é mais complicado. Além disso, a razão é o recurso mais
benéfico em animais.
Devido à razão, eles podem aprender coisas novas e adotar
novas habilidades não-inerentes. Por exemplo, o cavalo treinado ou Falcão de
caça está em um ponto mais alto de desenvolvimento no mundo animal. Os
primeiros passos da perfeição humana começam aqui.” (Tusi /Trad. Alacbarli
F. pág.48-49. 2001)
Tusi explica
como os seres humanos evoluíram de animais avançados:
“...tais seres
humanos [provavelmente macacos antropóides] vivem no Sudão ocidental e outros
cantos distantes do mundo. Eles estão perto de animais por seus hábitos, ações
e comportamento. […] O ser humano tem características que o distinguem de
outras criaturas, mas ele tem outras características que o unem ao mundo
animal, ao reino vegetal ou mesmo com os corpos inanimados. […] Antes [da
criação dos seres humanos], todas as diferenças entre os organismos foram de
origem natural. O próximo passo será associado à perfeição espiritual, à
vontade, à observação e conhecimento. […] Todos esses fatos provam que o ser
humano é colocado no meio degrau da escada evolutiva. De acordo com sua
natureza inerente, o ser humano está relacionado com os seres inferiores, e só
com a ajuda deles é que atingirá o nível mais elevado de desenvolvimento.” (Tusi
/Trad. Alacbarli F. pág.48-49. 2001).
As teorias apresentados por Tusi foi
proposta por Darwin no século XIX, muitos séculos depois. A diferença entre
ambos, é que, enquanto Darwin usou o raciocínio dedutivo, recolhendo amostras
de plantas e animais para trabalhar através dos fatos, a teoria de Tusi era
mais filosófica.
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Detalhes do produto
- Paperback: 136 páginas
- Editora: Schoba (26 de julho de 2019)
- Idioma: Portuguese
- ISBN-10: 8580135257
- ISBN-13: 978-8580135251
- Dimensões do produto: 13,3 x 0,9 x 20,3 cm
Referências bibliográficas.
ANDRADE, C, H, V. História ilustrada da medicina da
idade média ao século do início da razão: A medicina no seu contexto
sociocultural. São Paulo, 2015. Disponível em: < http://www.azer.com/aiweb/categories/magazine/92_folder/92_articles/92_tusi.html>
Acesso em: 02 de nov. 2016.
ALAKBARLI, F. Tusi's Views
on Evolution. Azerbaijão, 2001. P.48-49. Disponível em: <http://azer.com/aiweb/categories/magazine/92_folder/92_articles/92_tusi.html>
Acesso em: 02 de nov. 2016.
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