Desconstruindo um mito.

17 de junho de 2016

Cinturão de asteroide.

Entre o planeta Marte e o planeta Júpiter existem milhares de asteroides (montanha rochosas) de vários tamanhos.  Estes asteroides orbitam o Sol, assim como os demais planetas do sistema solar. Esta órbita de asteroide é conhecida por "cinturão de asteroides".         
     Alguns asteroides não passam de centímetros o seu tamanho, já outros passam de quilômetros.
Cinturão de asteroides.
              
 Existem várias teorias sobre o cinturão de asteroides, uma delas é que na formação do Sistema Solar, os planetas que conhecemos se formaram. Mas entre Marte e Júpiter por alguma perturbações gravitacionais provocadas pelo gigantesco planeta Júpiter, não se formou nenhum planeta, deixando essas rochas em órbita. 
Outra teoria  afirma que existia um planeta, e o mesmo foi destruído ao se chocar com algum astro celeste. 
As vezes estes asteroides saem de sua órbita e se chocam com o planeta Júpiter, devido a sua gravidade ser muito grande, mas outros asteroides ficam vagando pelo espaço, e muitos passam perto do nosso planeta Terra.
        Os asteroides que se aproximam do planeta Terra só é detectado quando estão bem perto da Terra, muito decorrente dele não ter luz própria, portanto é necessário da colaboração do Sol para iluminar estes asteroides, o mesmo funciona como um espelho assim como a lua, facilitando a localização.
Portanto, se um asteroide estiver a caminho do nosso planeta para chocar, só vamos descobrir pouco tempo antes.
Mesmo com toda a dificuldade de localizar os asteroides, existem centenas que os cientistas localizaram e estão monitorando sua órbita, um deles é o famoso Apophis, descoberto em 2004 e com uma pequena chances de chocar com a Terra em 2029.

Comparação do asteroide Apophis com aranha céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário