Resultado de imagem para niobio contrabando
Nióbio.
Quem não se lembra daquele deputado barbudo que ficava gritando: “Meu nome é Enéas 56”? Muitos não davam valor em suas falas, mas ele foi o primeiro deputado a falar sobre o nióbio brasileiro. Segundo ele, nós entregamos a troco de “bananas” este minério tão valioso aos gringos. Seguindo seu raciocínio,  o nióbio daria para espalhar riqueza por todo o Brasil. Enéias não estava errado. Como podemos observar abaixo.
O nióbio é um dos metais mais raro do mundo. O Brasil é o país que possui a maior jazida de nióbio do mundo. Cerca de 98% do metal existente em todo o planeta. O restante se encontra no Canadá. Este elemento químico é usado como liga na produção de aços especiais. É um dos metais mais resistentes à corrosão e a temperaturas extremas.
Atualmente, o Nióbio é empregado em automóveis, turbinas de avião, gasodutos, em tomógrafos de ressonância magnética, na indústria aeroespacial, bélica e nuclear, além de outras inúmeras aplicações como lentes óticas, lâmpadas de alta intensidade, bens eletrônicos e até piercings.
A maior extração deste minério ocorre na cidade mineira Araxá localizado no triângulo mineiro, onde corresponde a 75% do minério encontrado no país, a Amazonas possui 21% e em Goiás 3%. A companhia responsável pela extração em Araxá é a CBMM   (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração).
Mina de Nióbio em Araxá, Minas Gerais. Foto da Revista Decifra-me.                     Mina de Nióbio em Araxá, Minas Gerais. Foto da Revista Decifra-me.
Resultado de imagem para niobio contrabando
Mina de Nióbio em Araxá, Minas Gerais.
O Brasil vende seu nióbio “a preço de banana”;  as reservas nacionais estão sendo “dilapidadas”; ou seja, o país está “perdendo bilhões” ao não controlar o preço do produto. Por exemplo: o nióbio é essencial aos EUA, a NASA utiliza nosso nióbio para construir suas espaçonaves e robôs. Como você pode observar neste texto tirado direto do site da NASA: https://www.nasa.gov/mission_pages/gpb/gpb_005.html
Você também pode entrar no site da NASA e digitar no campo de pesquisa a palavra”niobium” que significa nióbio em inglês, e verás o resultado. Como destacamos neste link: https://nasasearch.nasa.gov/search?utf8=%E2%9C%93&affiliate=nasa&query=niobium
Hoje no Brasil, o único deputado que aborda o tema a respeito do nióbio em suas palestras a é Jair Bolsonaro. Como se pode observar no vídeo abaixo.

Ainda hoje ficamos indignados com os portugueses que levaram todas as nossas riquezas a Europa, mas nada falamos sobre o nióbio. Triste.
Se você gostou do artigo acima, não deixe de comprar o nosso livro “Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução”. 
Clique na imagem abaixo e será direcionado ao site.  Obrigado…
Livro: Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução.
Capa aberta desconstruindo um mito 1

Detalhes do produto


  • Paperback: 136 páginas
  • Editora: Schoba (26 de julho de 2019)
  • Idioma: Portuguese
  • ISBN-10: 8580135257
  • ISBN-13: 978-8580135251
  • Dimensões do produto: 13,3 x 0,9 x 20,3 cm

Referências: