Desconstruindo um mito.

18 de janeiro de 2016

Fenômeno raro: 5 planetas alinhados no céu, e poderá ser visto a olho nu. Não perca este momento.

Imagem ilustrativa. Créditos: portalluiscorreia.
Um fenômeno nada convencional vai acontecer a partir de amanhã dia 20 de janeiro. Os cincos planetas vistos a olho nu estarão alinhados.

Os planetas Júpiter, Marte, Saturno, Vênus e Mercúrio formarão uma linha no céu noturno, qualquer pessoa da Terra  poderá observar este fenômeno sem o auxílio de um telescópio. O alinhamento poderá ser visto até o dia 20 de fevereiro.

O que faz este fenômeno raro, é pelo simples fato que cada planeta tem um ciclo anuais diferente dos demais. A última vez que houve o alinhamento foi em 2005, e o próximo será em agosto deste ano, mas se você perder, só poderá ver de novo em outubro de 2018.

O observador poderá observar esse raro alinhamento um pouco antes do amanhecer, do horizonte leste a oeste. O planeta Mercúrio será mais difícil de observar, devido a sua aproximação com o Sol.

Para observar os planetas, o observador deverá procurar um lugar afastado de altos prédios, árvores, claridades urbanas, e o céu deverá estar limpo, sem nuvens. Mas se por um acaso não conseguir ver os planetas devido ao céu nublado, não se preocupe, você terá 30 dias para contemplar esta maravilha. 

Se você não conseguir diferenciar uma estrela de um planeta, leia o artigo onde abordamos o tema no texto: “Como diferenciar um planeta de uma estrela a olho nu”. Este texto o ajudará a identificar um planeta no céu. 

Os planetas estarão na seguinte ordem (começando do oeste em direção ao horizonte leste): Júpiter, Marte, Saturno, Vênus e bem no horizonte o planeta Mercúrio. Como se pode observar na imagem abaixo. 
Créditos: Stellarium.



Lembrando que este alinhamento é visual à nós da Terra, mas os planetas não estão alinhados em suas orbitas reais.


Fonte:http://www.galeriadometeorito.com/2016/01/alinhamento-raro-de-5-planetas.html#more

Nenhum comentário:

Postar um comentário