6 de agosto de 2015

Chuva de meteoro Perseida ocorrerá entre os dias 12 e 14 de agosto.

     Neste mês de agosto, acontecerá a tão esperada chuva de meteoros Perceidas. Esta é a chuva com maior fluxo no decorrer do ano, cerca de 50-60 meteoros por hora. O pico deve ocorrer entre os dias 12 e 14 de agosto. A chuva de meteoro ocorrem quando à Terra cruza à órbita de um cometa. Neste caso à Terra cruzará à órbita do cometa swift-Tuttle, dando origem à chuva de meteoro Perseida. 
     A chuva poderá ser vista depois das 2:00 da manhã. A melhor região do Brasil para se observar os meteoros será no Norte e Nordeste. Para observar à chuva, o observador deve olhar no sentido norte/noroeste (ilustração abaixo). O céu deve estar bem escuro, sem nuvens, e o observador deverá estar bem longe de qualquer luminosidade. 
Imagem retirada do programa Stellarium. 
     A chuva de meteoro consiste em partículas ejetadas pelo cometa durante a sua passagem perto do Sol. Todo ano entre julho e agosto à Terra cruza à órbita do cometa Swift-Tuttle
  O período de translação (volta em torno do Sol) do cometa Swift-Tuttle é de 130 anos, a última vez que passou perto da Terra foi em 1992. 

     Apesar do nome "chuva", o observador deve ter calma na hora de observar as estrelas cadentes, como são conhecidas. Pois podem demorar um pouco.


Confira abaixo às próximas chuvas de meteoro no decorrer deste ano. 

OUTUBRO
Orionídeas: ocorre no final do mês e sua origem está na constelação de Órion. Esta chuva de meteoros terá seu auge no dia 21, mas ela é bastante irregular. Um bom espetáculo pode ser experimentado nas manhãs entre os dias 20 e 24. Uma melhor visualização poderá ser obtida a partir do leste, após a meia-noite.
NOVEMBRO
Leonídeas: seu ponto alto é em meados de novembro e, como o nome sugere, seu radiante é na constelação de Leão. O pico desta chuva deve ocorrer entre 17 e 18 de novembro, mas alguns meteoros serão visíveis entre os dias 13 e 20.
DEZEMBRO
Geminídeas: com origem na constelação de Gêmeos, pode ter uma alta taxa de meteoros, com até 60 por hora. O auge da chuva geralmente acontece entre os dias 13 e 14. Com uma lua fina e crescente, o céu deverá estar escuro o suficiente para garantir um belo show para quem estiver de olho no céu.

Fonte:
http://seuhistory.com/node/139576
http://equipenews.com.br/noticias/calendario-mostra-eventos-astronomicos-de-2015
http://www.astropt.org/2011/10/21/cometa-swift-tuttle/

Nenhum comentário:

Postar um comentário