A chuva de meteoro "Delta Aquarídeos" acontecerá nesta madrugada de 28 para 29 e poderá ser visto em todo o Brasil e também em vários países do Hemisfério Sul.
Todos os anos estas chuva de meteoro "Delta Aquarídeos" acontecem entre os dias 14 de julho e 18 de agosto. Mas será nesta madrugada dia 29 de julho seu ápice.
A "estrela cadente" como são conhecidas, são pequenas rochas desprendidos de cometas ou asteroides, e quando entram em contato com a atmosfera, fazem aquele risco no céu. Esta chuva de meteoro só poderá ser vista se o céu não estiver nublado, e o observador deverá ficar longe de qualquer claridade, pois ofusca a observação. Quando mais escuro estiver o local, mais meteoros você verá.
Lembrando que para observar as estrelas cadentes não será necessário telescópio nem lunetas. O observador poderá observar até 20 meteoros por hora nesta madrugada, mas tem que ter um pouco de paciência para flagrar um estrela cadente.
O melhor horário para se observar será às 03:00h da madrugada, quando o céu estará mais escuro. O local a ser observado é próximo a constelação de aquário. Se você não sabe se localizar. Basta olhar no sentido vertical, acima da sua cabeça. Às 3h da manhã a constelação de aquário estará no zênite (caminho acima da cabeça).
Imagem retirado do programa Stellarium. |
Fonte:
http://www.galeriadometeorito.com/2015/07/ao-vivo-chuva-de-meteoros-delta-aquaridas-2015.html#.Vbb04PlViko
Nenhum comentário:
Postar um comentário