Desconstruindo um mito.

16 de maio de 2012

Por que muitos chamam o planeta Vênus de estrela d'alva e Vésper?




Vênus
Planeta Vênus sem a atmosfera.

Desde a antiguidade, as pessoas contemplavam o planeta Vênus no céu, e pensavam que se tratava de uma “estrela”, muito decorrente ao seu brilho ser muito intenso. Como se sabe, os planetas não possuem luz própria, entretanto seu brilho provém do Sol. Sem esse conhecimento e sem um telescópio para observá-lo melhor, as pessoas o classificavam como estrela d’alva, Vésper e até mesmo de estrela do pastor.
Vênus recebeu vários nomes, devido as pessoas em seu cotidiano observarem que, aparecia uma estrela no período matutino e “outra” estrela quando já se estava anoitecendo (vespertino). Portanto deram o nome de estrela d’alva a que aparecia de manhã, e estrela Vésper a que aparecia quando o Sol estava se pondo. Muitos acreditavam que se tratava de duas estrelas distintas. Entretanto, hoje se sabe que se trata do mesmo astro, ou seja, o planeta Vênus, e não uma estrela.
Pode-se observar claramente Vênus no céu a olho nu (sem o telescópio). Pra quem não sabe, Vênus é o objeto mais brilhante no céu, depois da Lua. Ela pode ser vista quatro horas antes do Sol nascer a leste, e depois que o Sol se põem a oeste.
Dependendo do afastamento do Sol, Vênus pode ser visto a olho nu a qualquer hora do dia, desde que não esteja muito próximo do Sol. Abaixo pode-se observar o planeta Vênus durante o dia. 

 
    Planeta Vênus fotografada durante o dia.

No ano de 2016, pode-se observar um fenômeno raro, alinhamento entre 5 planetas. Como se pode ver na imagem abaixo.





alinhamento de 5 planetas - parte 3
Via: Galeria do meteorito.
Curiosidades.
Em outubro do ano que vem 2018 vai acontecer um fenômeno parecido. E daqui a 24 anos, no dia 8 de setembro de 2040, teremos um alinhamento incrível envolvendo os 5 planetas mais brilhantes, quando eles estarão juntos em uma área de apenas 9.3 graus. Isso significa que se você esticar seu braço, será possível esconder todos os 5 planetas na palma da sua mão! Esse será o alinhamento “mais próximo” desde 18 de dezembro de 1186!
Vênus
O planeta Vênus é o segundo planeta do nosso sistema solar. Mesmo estando próximo da Terra em relação aos demais planetas, Vênus possui algumas características muito diferentes da Terra. Por exemplo: Em nosso planeta, o dia corresponde a rotação, ou seja, um volta completa em torno do seu próprio eixo, correlativo a 24 horas, e o ano corresponde a sua translação, que é um volta completa ao redor do Sol, aproximadamente 365 dias e 6 horas.
Já o planeta Vênus é um pouco diferente, seu período de translação (uma volta completa em torno do Sol) é de 224,65 dias terrestres. E sua rotação em torno do seu próprio eixo demora 243 dias terrestres. Resumindo: o dia no planeta Vênus é mais longo que o seu ano.
Outra curiosidade do planeta Vênus é que ele gira em torno do seus eixo diferente dos demais planetas. Enquanto a Terra gira do oeste para leste e os demais planetas do sistema solar fazem o mesmo, Vênus gira ao contrário.
Vênus é o planeta mais quente do nosso sistema solar, mesmo não sendo o planeta que está mais próximo do Sol. Sua temperatura média corresponde a 450°. Muitos acham que o planeta Mercúrio por está mais próximo do Sol é o mais quente, mas isso não é verdade. A temperatura de Vênus é tão elevada assim, pois sua atmosfera é muito densa e retém o calor do Sol.




Se você gostou do artigo acima, não deixe de conhecer nosso livro: “Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução”. Clica na imagem abaixo e será encaminhado ao site Amazon.  Obrigado…
Livro: Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução.
Capa aberta desconstruindo um mito 1

Detalhes do produto

  • Paperback: 136 páginas
  • Editora: Schoba (26 de julho de 2019)
  • Idioma: Portuguese
  • ISBN-10: 8580135257
  • ISBN-13: 978-8580135251
  • Dimensões do produto: 13,3 x 0,9 x 20,3 cm


Referência:

AUXILIADORA, R. Vênus, a estrela d’alva. Disponível em: <http://www.ceuaustral.pro.br/venus.htm&gt; Acesso em: 14 fev. 2017.
BANDEIRA, G. S. B. Um dia em Vênus é mais longo do que um ano. (curiosidades do planeta Vênus). Disponível em: <http://astronomiareal.blogspot.com.br/2016/06/um-dia-em-venus-e-mais-longo-do-que-um.html&gt; Acesso em: 14 fev. 2017.
BANDEIRA, G. S. B.  Por que muitos chamam o planeta Vênus de estrela d’alva e Vésper? Disponível em: <http://astronomiareal.blogspot.com.br/2012/05/porque-muitos-chamam-o-planeta-venus-de.html&gt; Acesso em: 14 fev. 2017.
GALERIA DO METEORITO. Alinhamento raro de 5 planetas acontece nesse mês de agosto. Disponível em: <http://www.galeriadometeorito.com/2016/07/alinhamento-raro-de-5-planetas-agosto-2016.html&gt; Acesso em: 14 fev. 2017.
SÃO FRANCISCO. Vênus. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/venus/venus.php&gt; Acesso em: 14 fev. 2017.

29 comentários:

  1. Respostas
    1. De acordo com a tradição religiosa catolica, a Estrela que aparece nesse periodo de dezembro a janeiro, é a estrela do Oriente, Estrela Dalva, Venus, que seria a estrela que indicaria o caminho onde O Menino Jesus nasceria, indicaria o caminho para os pastores e os 3 Reis Magos.Aparece nesse periodo porque é o mesmo em que Jesus nasceu.N.R. Piaui

      Excluir
  2. isso e verdade e tambem que venus quando esta de noite ela é a primeira estrela a estar no céu

    ResponderExcluir
  3. Boa noite , estava na rua com o meu pai agora de noite e ele me apontou a estrela d'alva disse que tinha estudado sobre ela na escola e tal , fomos para o google pesquisar mais sobre o assunto , e achei seu blog , achei muito bacana seu trabalho aqui e valorizo muito por que também sou blogueira . Um abraço , estarei sempre passando por aqui .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Liss Oliveira. Me passa seu blog também. Abraços

      Excluir
    2. Olá , tudo bem , todo o dia vejo a imagem da primeira foto , agora tenho uma dúvida : Vênus durante meses aparece no mesmo lugar todos os dias na mesma hora ? Pois este é o caso do céu que eu estou vendo , isso já tem quase um ano , e o suposto Vênus cresce cada vez mais ! Será que eu não estou vendo um meteoro ? Pois vi um astrônomo falando que se um objeto fotografado na mesma hora por vários meses , não se move e cresce cada vez mais se trata de um meteoro que está vindo na nossa direção , é isso mesmo ? Como faço para te enviar a foto, ou vídeo do objeto que eu vejo ?OBS: Nas fotos não fica aparentando ser uma estrela e sim uma bola como de golfe branca, ai guando dou zoom após a foto ser tirada aparece dentro da luz branca uma esfera de cor preta .

      Excluir
  4. Prezado Edvan Bandeira, se me permite gostaria de colaborar com mais alguns dados:
    O planeta Vênus apresenta fases que podem ser observadas como as da Lua. Por estar mais próximo do Sol do que a Terra, gira em torno do Sol em uma velocidade mais rápida que a da Terra. Podendo ser observado no entardecer, ate por volta das vinte horas no oeste, quando se aproxima da Terra ("estrela vespertina" - véspera - sob certas condições pode ser visto mesmo durante a tarde antes do pôr do Sol), ou ainda por volta das três horas, ate o amanhecer no leste, ao se afastar da Terra ("estrela d'alva" - alvorada). Evento astronômico que ocorre a cada quinhentos e oitenta e quatro dias, fase nova, também chamado de alinhamento planetário (Terra - Vênus - Sol).
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Edvan Bandeira, se me permite gostaria de colaborar com mais alguns dados:
    O planeta Vênus apresenta fases que podem ser observadas como as da Lua. Por estar mais próximo do Sol do que a Terra, gira em torno do Sol em uma velocidade mais rápida que a da Terra. Podendo ser observado no entardecer, ate por volta das vinte horas no oeste, quando se aproxima da Terra ("estrela vespertina" - véspera - sob certas condições pode ser visto mesmo durante a tarde antes do pôr do Sol), ou ainda por volta das três horas, ate o amanhecer no leste, ao se afastar da Terra ("estrela d'alva" - alvorada). Evento astronômico que ocorre a cada quinhentos e oitenta e quatro dias, fase nova, também chamado de alinhamento planetário (Terra - Vênus - Sol).
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, uma matéria interessante:
    faço um "adendo" (pra estatística de curiosidade)

    O símbolo do escudo do Botafogo (A Estrela Solitária) a qual já foi apontado por alguns designers como escudo mais bonito do mundo, nada mais é do que a Estrela Dalva, que os remadores sempre encontravam no céu quando saiam para remar, lá nas origens em 1894.. Ou seja, a estrela solitária, na verdade é um planeta. (Louco né?)

    Se já são poucos botafoguenses que conhecem esse fato, os que não são então...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa eu não sabia, vou acrescenta-lo ao texto.
      Obrigado

      Excluir
    2. Na biblia, mas precisamente em Isaias 14:12-15, a estrela d'alva é comparada a Lucifer (que significa "que traz a luz").

      "Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações!
      Você que dizia no seu coração: "Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo.
      Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo".
      Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo!
      Isaías 14:12-15

      Comparação de Deus sendo o Sol e Lucifer como venus que queria "brilhar" tanto quando Deus, mas todas as vezes que o sol nasce venus desaparece.

      Excluir
  7. Obrigado. Assim todos os blogs se voltassem a bem informar e - claramente - assuntos tão importantes.
    Estou esclarecido em minhas dúvidas. Obrigado, abraços.

    ResponderExcluir
  8. ao ver as foto do apolo 15,vejo q aqui na terra é melhor do q na lua para ver as estrelas

    ResponderExcluir
  9. Por Quê a "Estela D'Alva" está tão grande e brilhante hoje, 06/12/2016?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. porque ja está proximo da data em que Jesus nasceu(24 dezembro....) e foi essa estrela que serviu de sinal para indicar o caminho onde estaria Maria,José, e o menino jesus na manjedoura,indicando o caminho para os pastores, e 3 reis magos...N.Rod PI

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  12. Ta amanhecedo a estrela dalva brilha intensamente à frente do sol como depois aparece ela a umas 3 horas atrás do sol observável a olho nu pela manhã tarde e primeiras horas da noites ate sair do campo de visao do observador...

    ResponderExcluir
  13. Ai parceiro td bem?nos primeiro dia do ano entre 6:30-7:00 da manha olhe para o centro ceu obiservei o arco iris!esta foi a primeira e unica vez interssante nao e?isto aconteceu em pocos de caldas, minas gerais tem algum comentario sobre?

    ResponderExcluir
  14. Nesse momento estou de olho neste planeta! Porque se estuda tão pouco sobre este astro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve estar vendo o planeta Vênus. O motivo de estudarmos pouco sobre astronomia na escola, e que o conteúdo astronomia não faz parte da grade curricular de nossas faculdades. Por exemplo: geralmente quem ensina astronomia é o professor de Ciências, e geralmente o professor de Ciências é formado em Ciências biológicas, e não existe astronomia em Ciência biológica.

      Excluir
  15. Oi tenho curiosidade ..em ver as estrelas e os planetas..porém não entendo muito de astrologia. .queria saber qual tipo de telescópio eu poderia comprar?

    ResponderExcluir
  16. Ela esta bem maior hoje em dia com brilho fascinante chego a confundir com um OVIN parado na quele mesmo lugar desde sempre só nos observando .

    ResponderExcluir
  17. Amigos,uma observação precisa ser feita, a estrela do Oriente eh a que guiou os reis ao local de nascimento do Salvador, e não a estrela matutina! Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Oi Dezembro de 2018 agora são 5:31 da manhã vejo a maior estrela do ceu é agora sei que é Vênus confesso que da medo de ver algo tão grande é brilhante no ceu teve um dia em que essa tal estrela que agora sei que é Vênus ascendia e apagava fiquei apavorada pensei até que era meteoro
    Vc sabe me explicar pq ela ascendia é apagava??
    Ela está bem grande e brilhante e só aparece as cinco da manhã

    ResponderExcluir