Desconstruindo um mito.

23 de maio de 2012

Constelação Cruzeiro do Sul.




Cruzeiro do Sul. Foto: Edvan Bandeira.
A Constelação de Cruzeiro do Sul é uma, entre 88 constelações existentes. Segundo a União Astronômica Internacional (UAI), atualmente possuímos 88 constelações que são reconhecidas desde 1922. Constelação é uma área na esfera celeste agrupadas por estrelas importantes, aparentemente próximas umas das outras.
No Brasil e no hemisfério Sul a constelação mais conhecida é a do “Cruzeiro do Sul.” Facilmente localizado no céu, por se parecer a uma Cruz.
Já no hemisfério Norte, a constelação só é visível se o observador estiver bem próximo a linha do Equador.

Ela também é muito conhecida por ser representado em várias bandeiras de países no Hemisfério Sul, inclusive na bandeira do Brasil. Há times de futebol que possuem a constelação em seus escudos. Um exemplo e o time de futebol Cruzeiro, Como pode-se observar na figura abaixo.


cruzeiro do sul       
Bandeira do Brasil e do time de futebol Cruzeiro, onde se destacam a constelação Cruzeiro do Sul.


A constelação do Cruzeiro do Sul é a menor dentre às 88, pois ocupa o menor espaço no céu dentre as demais.
Ao observador terrestre, parece que as estrelas da constelação estão bem próximas e ocupando um pequeno espaço no céu, na verdade estas estrelas estão muito longe uma da outra, mas na mesma direção, como é representado na ilustração abaixo.










índice
Fonte: Observatório UFMG.
Por incrível que pareça, a estrela que está mais próxima da Terra desta constelação é a que tem o seu brilho mais fraco dentre as outras 4. Esta estrela tem por nome de Estrela Epsilon Crucis conhecida como intrometida, pois ela fica fora da formação perfeita de uma cruz. Abaixo pode-se observar a intrometida e o nome das demais estrelas.
 
Como se orientar pelo Cruzeiro do Sul?

Antigamente as pessoas, inclusive os navegadores se orientavam pelo Cruzeiro do Sul para se achar o polo sul geográfico. Hoje em dia temos outros métodos mais eficazes, por exemplo: a bússola.

Sem nenhum equipamento, como se localiza o polo sul geográfico? Muitos acreditam que o polo sul geográfico é a direção que se encontra a constelação Cruzeiro do Sul. Mas isso não é verdade. Depois de localizar  a constelação do Cruzeiro do Sul o observador deve traçar uma linha reta imaginária da Estrela de Magalhães (a estrela mais afastada das outras três), precisamente quatro vezes e meio o tamanho de toda a constelação, feito isso, só traçar uma linha vertical “imaginário” no sentido da Terra, nesta direção está o Sul .

Pode-se parecer confuso esta explicação, mas observando o desenho abaixo você entenderá melhor.










 
Você também pode usar dois palmos da estrela de Magalhães para localizar o Sul. Estenda o braço no sentido da última estrela, conta mais ou menos dois palmos com a mão bem aberta. Depois é só descer na vertical, como ilustra a imagem acima.

Curiosidade:

Apesar de conseguirmos ver apenas 5 estrelas na Constelação Cruzeiro do Sul, na verdade existem 49 estrelas. As demais estrelas são imperceptível a nós devido a magnitude do seu brilho ser muito baixo aos olhos humanos, só conseguimos vê-las com o auxílio de um telescópio.

Algumas bandeiras pelo mundo, que contém a Constelação Cruzeiro do Sul.

índice 
Fonte: Crux-Wikipédia





Se você gostou do artigo acima, não deixe de conhecer nosso livro: “Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução”. Clica na imagem abaixo e será encaminhado ao site Amazon.  Obrigado…
Livro: Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução.
Capa aberta desconstruindo um mito 1

Detalhes do produto

  • Paperback: 136 páginas
  • Editora: Schoba (26 de julho de 2019)
  • Idioma: Portuguese
  • ISBN-10: 8580135257
  • ISBN-13: 978-8580135251
  • Dimensões do produto: 13,3 x 0,9 x 20,3 cm

Referências Bibliográficas.
Asterdomus. Crux Australis. Disponível em: <http://www.asterdomus.com.br/Artigo_crux_australis.htm&gt; Acesso em: 30 março 2017.
Bandeira, Edvan. Constelação do Sul. Disponível em: <http://astronomiareal.blogspot.com.br/2012/05/constelacao-cruzeiro-do-sul.html&gt; Acesso em: 30 março 2017.
Ianridpath. Constellarions Disponível em: <http://www.ianridpath.com/constellations1.htm&gt; Acesso em: 30 março 2017.
Observatório UFMG. Disponível em: <http://www.observatorio.ufmg.br/pas29.htm&gt; Acesso em: 30 março 2017.



20 comentários:

  1. eu gostaria de saber se constelações mudam de lugar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim mas a gente nao percebe,parece q eles estao se movimentando por causa do movimento da terra

      Excluir
  2. TUDO MUDA DE LUGAR , TODOS OS ASTROS ESTÃO EM MOVIMENTO. AS ESTRELAS ,POR ESTAREM MUITO LONGE PERMANECEM RELATIVAMENTE AOS OBSE RVADORES EM REPOUSO POR MILHARES DE ANOS!

    ResponderExcluir
  3. queria saber a inportancia da constelaçao ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fornecem aos navegantes, expedicionários e aventureiros pontos cardeais importantes para a orientação de suas rotas,dizem tambem que seu perfil como cor preferida objetivos personalidadeetc tem a ver com a constelaçao q vc nasce mas isso é uma historia muito longa ligada a mitologia

      Excluir
  4. Ter Referencia A Alguma Coisa Um Lugar

    ResponderExcluir
  5. Cruzeiro do sul e Órion são a mesma constelação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, acredito que possa estar se referindo As Três Marias, que nesse caso são o cinturão de Órion

      Excluir
  6. luiz carlos barros da silva21 de agosto de 2016 às 17:52

    Moro em Umuarama, noroeste do Paraná. É engano meu ou esta constelação está mesmo se inclinando, em um movimento anti-horário? Explico: há 40 anos parecia-me que a cruz representada pela constelação estava quase de pé. Observando atualmente a cruz está deitada. Procede?

    ResponderExcluir
  7. olá essa constelação cruzeiro do sul é vista em qual paises? pois a terra gira e ela deve ser observada de outros pontos do hem. norte. obrigado!

    ResponderExcluir
  8. como podemos nos orientar por meio das constelaçoes ORION E CRUZEIRO DO SUL

    ResponderExcluir
  9. Ola, eu sempre observo as estrelas, e tem umas em especial que me parecem ser as três Marias, acho. Então, como sempre observo elas, hoje me pareceu que elas não estavam na mesma posição de costume, sendo que tive que me inclinar mais um pouco para vela- Las, no mesmo ponto de observação de todas às noites, elas mudaram de lugar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mara, obrigado por visitar nosso blog.
      Sim, as três Marias mudam de lugar, mas isso acontece devido a nossa Terra que gira. Terá vezes que você a verá mais ao horizonte.

      Excluir
  10. Gostei do texto, estou produzindo um livro e isso me serviu de base para minhas criações

    ResponderExcluir
  11. sobre essa constelação do cruzeiro,existe outra formação de cruz um pouco maior ao lado dela.o incrível é que duas outras estrelas que giram junto com a cruz menor,também tem na formação maior ,sendo que em posição inversa.o sr. já observou?pois é na vastidão deste cosmo existe muitas coisas inexplicáveis.

    ResponderExcluir
  12. Ontem a noite observei que as 3 Marias constelação de Órion nao estava visível no céu a noite igual aos outros dias próximo do Cruzeiro do sul, tenho um App (Star WALK 2) quando aponto para o ceu me mostra que está hoje ao lado do Sol, ela muda de lugar assim ? Já aconteceu isso antes?

    ResponderExcluir
  13. quais meses o cruzeiro do sul não dá pra ver durante a noite? (final, e algum mês esta constelação vai ficar do lado do dia, ou até mesmo atrás do sol)

    ResponderExcluir