Desconstruindo um mito.

1 de maio de 2011

Duas estrelas visto da Terra que são maiores que o Sol.


Sol
A estrela mais próximo da Terra é o nosso Sol.
As outras estrelas que observamos à noite, estão muito longe, quando olhamos para o céu noturno, a impressão que temos é que as estrelas são muito pequenas, mas isso é devido a sua distância ser muito grande. Uma boa parte das estrelas que vemos à noite é muito maior que o nosso Sol, por exemplo: 
A estrela Antares que está na constelação de escorpião, e conseguimos observar facilmente à noite, tem um raio de aproximadamente 800 vezes o raio do Sol, e está aproximadamente 600 anos-luz da Terra. Para ficar mais claro essa medida, pense na luz saindo de Antares numa velocidade aproximada de 300.000.000m/s e chegando até nós 600 anos depois. Enquanto que os raios Solares demora aproximadamente 8 minutos e 19 segundos para chegar à Terra.
     Para se ter uma ideia, se Antares estivesse no lugar do Sol, sua massa já teria engolido os planetas Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, pois suas extremidades chegariam a órbita de Marte. 
A foto abaixo mostra a constelação de escorpião. Antares é à vermelha em destaque (coração do escorpião.)

Constelação de escorpião.
Também podemos observar Sirius (mais sobre Sirius aqui), que é a estrela mais brilhante no céu. Sirius está na constelação de Cão Maior, e à 8,57 anos-luz da Terra. Por estar mais próximo da Terra que Antares, Sirius brilha mais. Apesar de ser menor que Antares, Sirius tem massa cerca de 2,4 vezes maior que a massa do Sol.


  Sirius à estrela mais brilhante olhando da Terra a olho nu. Mas não se pode confundir Sirius com o planeta Vênus (brilho mais intenso).

Estrela Sirius.

   Na figura abaixo temos uma comparação entre o Sol  Sirius  e Antares (um pixel). Existem estrelas muito maiores que Antares.
Comparação entre as estrelas. 

      Só foram citados estas duas estrelas para o leitor compreender melhor, mas existem milhares de estrelas maiores que o Sol e até maiores que Antares.



      Abaixo 2 vídeos comparando o tamanho entre estrelas, não deixem de ver.

2 comentários:

  1. O universo é realmente impresionte, muito além do que possamos imaginar

    ResponderExcluir
  2. Eu sou facinada com o nosso universo. Deus é Magnifico e grandioso. Eu amo olha as estrela a noite.

    ResponderExcluir