Desconstruindo um mito.

18 de setembro de 2020

Satélites da Starlink cai no interior de São Paulo. Confiram o vídeo.

Astrônomos brasileiros registraram raros vídeos da reentrada de um satélite da Starlink na atmosfera terrestre. Câmeras da Exoss e da Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros) captaram as imagens sobre o interior de São Paulo por volta das 23h da última sexta-feira (11). A Bramon utilizou imagens de duas de suas estações, ambas em Nhandeara (SP), e de uma câmera de seu parceiro Clima ao Vivo, em Monte Azul Paulista (SP), para calcular a trajetória. Estima-se que o satélite começou a queimar acima do Centro-Oeste e Sudeste - pequenos detritos podem ter caído sobre o Estado de São Paulo

Como o satélite se despedaça e queima ao entrar na atmosfera, é possível ver diversas bolas de fogo riscando o céu, juntas e lentamente. Internautas do interior do Estado relataram, nas redes sociais, terem visto o fenômeno - alguns pensando se tratar de um meteorito ou até OVNI. 

O satélite em questão era o Starlink-32, lançado em 24 de maio de 2019, em um foguete Falcon-9, no primeiro lote do projeto. A reentrada já estava prevista para acontecer nesta data, possivelmente sobre o Brasil ou Oceano Atlântico, de acordo com os dados orbitais do objeto.

A Starlink já lançou cerca de 700 satélites à órbita da Terra. O primeiro era um teste, e diversos equipamentos apresentaram problemas, como o 32. Dezenas deles estão sendo "derrubados" entre agosto e setembro - é realizada uma manobra para reentrada na atmosfera. Esta foi apenas a segunda vez que se tem registro de um deles se desintegrando e a primeira por equipamentos profissionais. Na semana passada, um morador dos Emirados Árabes Unidos filmou a queda do Starlink-40.

Nas próximas semanas, mais Starlinks devem cair - algo comum com o aumento do uso de satélites, que têm vida útil limitada. Por enquanto, nenhum potencialmente visível do Brasil. E fique tranquilo: os riscos de ferimentos ou destruição por detritos deles são praticamente inexistentes. Os satélites da Starlink são pequenos, pesando aproximadamente 230 kg cada, e relativamente frágeis: uma fina estrutura metálica que abriga instrumentos e painéis solares. Considerando a velocidade orbital de 27 mil km/h e o forte calor do atrito com o ar, quase toda estrutura é completamente desintegrada.

O plano ambicioso de Elon Musk é construir uma constelação gigante de pelo menos 12 mil satélites, que pode chegar a 42 mil - para se ter uma ideia da dimensão disso, há cerca de 9.000 estrelas visíveis a olho nu ao redor da Terra. Se bem-sucedida, a Starlink formará um sistema global de Internet, mais barata e eficiente, que já está funcionando em fase de testes em poucos locais dos Estados Unidos e Canadá. Astrônomos, contudo, se preocupam com os planos, já que isso deverá atrapalhar inúmeras pesquisas sobre o Espaço feitas a partir da Terra.

Confira o vídeo abaixo:





Fonte:

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/09/13/satelite-da-empresa-de-elon-musk-cai-na-terra-e-e-visto-sobre-sp-assista.htm

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário