Hoje dia 07 de fevereiro do ano de 2020 por volta das 20:20 h, (horário de Brasilia)  fomos contemplados pelos satélites da SpaceX. Algo simplesmente fascinante. Dezenas de satélites artificiai seguidos em linha reta e uniforme. Os satélites puderam ser vistos no estado do Paraná Brasil. Nós do Astronomia Real também conseguimos ver. A cidade da observação foi Paranavaí -PR. “Parecem estrelas andando em fila indiana. 🙂 ” (Edvan Bandeira)
Na verdade são 60 satélites, que fora enviados ao espaço para conectar o mundo a uma internet melhor e mais rápida, inclusive para aquelas regiões mais remotas do planeta. 
A SpaceX, é uma empresa de exploração espacial do bilionário norte-americano Elon Musk. No dia  29 de janeiro deste ano, ele colocou mais 60 satélite em órbita da Terra. Eu disse mais 60 satélites, porque esta não é a primeira vez que o bilionário manda satélites ao espaço. O bilionário quer encher o céu de satélites, cerca de 12 mil. Até o momento, são 240 satélites lançados. 
O veículo de transporte foi o foguete Falcon 9, que partiu do complexo de lançamento localizado no Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). Mesmo local a qual foi lançado o homem a Lua.
Estes satélites estão a aproximadamente 440 km de altura em órbita da Terra. Altura relativamente baixa, podendo ser visto a olho nu da Terra. Os satélites estão bem próximos um do outro. Formando um alinhamento no céu.
Com o passar do tempo estes satélites estarão um pouco mais distante de nós, dificultando a visibilidade a olho nu. Sua altura alcançará cerca de 550 km. 
Como conseguimos vê-los?
Os satélites não possuem luz própria, a luz que conseguimos ver, são reflexos do nosso Sol, que reflete seus raios solares na lata do satélite e este brilho chega até nós. Assim como acontece com a Lua. 
Se você quiser saber se os satélites passará por sua cidade, basta entrar neste link. O próprio site reconhecerá o IP do seu computador e localizará os satélites para você, e quando será visível na sua cidade. 
O arqueologista e astrônomo amador Dr. Marco Langbroek conseguiu filmar a movimentação dos 60 satélites. Confira a filmagem abaixo.

Fontes: