A civilização maia habitava a América Central e atingiu o seu auge no desenvolvimento matemático e astronômico entre os anos 200 e 900 d.C. Os maias se destacaram em grande parte por suas descobertas astronômicas, feitas apenas com observações visuais.
A numeração escrita inventada pelos maias que conhecemos não foi concebida para atender às necessidades do cálculo habitual, como as atribuídas aos comerciantes da época. Ao contrário, ela foi elaborada apenas para satisfazer às necessidades do tempo e das observações astronômicas.
O forte desse povo era a agricultura, e utilizavam a astronomia para prever os movimentos dos astros e a evolução das estações, eles queriam dominar as forças e acontecimentos da natureza, tendo o céu como guia, podendo determinar o melhor dia para um ritual, uma colheita, uma batalha e assim por diante. Mas o que ficou conhecido anos posteriores foram seus calendários.
calendariomaia
Calendário Maia. (correiodeuberlandia.com.br)

Com a matemática os maias conseguiram fazer uma previsão incrível da duração dos ciclos lunares, solares e até mesmo do planeta Vênus.
No tempo dos maias para se tornar um astrônomo, era preciso ser sacerdote, muito decorrente de que os sacerdotes conheciam as coisas divinas, e para os maias os fenômenos naturais ocorriam devido à fúria ou bondade dos deuses. Portanto, Astronomia, mística e religião se encontravam. Com isso os sacerdotes tinham um imenso poder sobre o povo.
Para exprimir suas datas, os sacerdotes e astrônomos maias elaboraram um sistema de contagem cuja data-origem corresponde a 12 de agosto do ano 3113 a.C do nosso calendário gregoriano. (Até hoje não se sabe ao certo o motivo da data escolhida).
Eles contavam um ano de aproximadamente 360 dias para que o ano seguisse exatamente o verdadeiro ano solar. A contagem dos maias tinham uma base de 20 ou múltiplos de 20. Exemplo: 20×20=400, mas para representar o ano solar com exatidão eles multiplicaram o 20 por 18, resultando 360 dias. Próximo aos dias atuais de 365 dias.
Livres das contingências místicas e teológicas, os astrônomos maias passaram a dispor de uma extraordinária numeração escrita de posição, munida de um verdadeiro zero, e logo potencialmente aplicável a qualquer tipo de contagem.
Estritamente calcada no sistema de expressão das datas, e concebida unicamente para satisfazer às exigências da astronomia e da contagem do tempo, esta numeração conservou, no entanto, para a sua terceira posição o valor da terceira unidade de tempo.
Abaixo podemos ver como se contavam os dias e anos maias.
calendario_maia

Referências Bibliografias.
IFRAH, Georges. Os números; a história de uma grande invenção. Ed. 11ª. O GLOBO. 1989. São Paulo-SP. A matemática maia a serviço da astronomia. p. 255-262.
Princípios da astronomia. A Astronomia dos Maias. Disponível em: <http://principiosdaastronomia.blogspot.com.br/2012/12/a-astronomia-dos-maias.html&gt;  Acesso em: 13 de março 2018.