Desconstruindo um mito.

7 de setembro de 2014

O Asteroide 2014RC passou perto da Terra no dia 07/09/2014.





Há um tempo  escrevi sobre asteróides em direção a Terra. aqui 


        Um pequeno asteroide, com cerca de 20 metros, passou "muito perto" da Terra domingo dia 07/09/2014.   A NASA. O 2014RC, como é chamado, não representou uma ameaça para o nosso planeta.

       Sua maior proximidade foi às 15h18 (horário Brasília) quando o asteroide passou acima da Nova Zelândia.

        O corpo celeste foi descoberto no dia 31 de agosto pelo programa Catalina Sky Survey (CSS), operado pelo Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona (EUA), que utiliza dados de três telescópios para procurar cometas, asteroides e objetos próximos à Terra.

        O asteroide também foi, detectado de forma independente na noite seguinte pelo telescópio do Observatório Pan-STARRS situado no Havaí e ambos informaram as suas observações ao Minor Planet Center da União Internacional Astronômica, em Cambridge (Massachusetts).

          A aproximação maior do asteroide  foi a 40 mil quilômetros de distância da Terra. 

          Os cientistas informaram que apesar desta "proximidade", o asteroide não foi visto a olho nu, embora astrônomos amadores que tenham pequenos telescópios talvez conseguiram observar o asteroide, que se deslocou rapidamente seguindo sua órbita.

         O corpo celeste passou pela parte externa da órbita dos satélites artificiais de telecomunicação e meteorológicos que orbitam a uma distância ao redor de 36 mil quilômetros da superfície de nosso planeta.


        Apesar de, nesta ocasião, o 2014RC não caiu na Terra, os cientistas calculam que sua órbita o traga de novo às proximidades de nosso planeta no futuro e sua órbita será recalculada periodicamente.




Referência Bibliográfica.



http://resenha-on.blogspot.com.br/2014/09/asteroide-passara-perto-da-terra-neste.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário