Desconstruindo um mito.

6 de agosto de 2014

Astronautas da Apollo 14 joga golfe na Lua.

Alan Shepard
Edgar Mitchell


Era fevereiro de 1971, e o comandante da Apollo 14 Alan Shepard, o primeiro americano a chegar ao espaço, estava se preparando para seu segundo dia na Lua. Depois de um rápido café da manhã, Shepard e o piloto do módulo lunar Ed Mitchell desceram a escada para um dia inteiro de exploração da geologia lunar.
Eles eram membros do primeiro grupo que usou um carrinho de duas rodas, o transportador de equipamentos modulares, arrastando-o pela superfície lunar e rapidamente o enchendo de rochas.
A dupla estava exausta por escalar uma cratera e o controle da missão queria que eles voltassem para o módulo. Mas Shepard precisava realizar uma última tarefa.
"Houston (sinônimo de emergência) - disse Shepard, segurando um cabo longo do dispositivo usado para coletar amostras de rocha – vocês podem reconhecer o que eu tenho na minha mão?".
Na sala de controle, todos olhavam para os monitores de vídeo. "O que acontece é que eu tenho um taco número seis de verdade na parte inferior."
Sem ninguém saber, Shepard tinham improvisado um taco de golfe. Ele enfiou a mão no bolso e tirou uma bola, que deixou cair na poeira e a golpeou. Apesar da onda de poeira, a bola percorreu apenas alguns metros. O resultado alcançado com a segunda bola foi melhor: ela fez até uma curva.
Desde então, muito se fala sobre o alcance da bola: apenas um retorno à Lua esclareceria qual distância realmente a bola percorreu.
O vídeo abaixo mostra Shepard jogando golf na lua.

Referencia bibliográfica. 
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/08/140805_improvisos_astronautas_rh_kb.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário