O físico inglês Isaac Newton (1643-1727) em 1687 publicou uma das obras mais influente da Ciência, se não a mais influente: "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", onde descreve sobre a lei da gravidade universal.
A lei consiste em uma força de atração agindo entre objetos devido a sua massa. Quanto maior for a massa de um objeto, maior será a força de atração, esta gravidade mantém o Universo unido. Por exemplo: o Sol faz com que os planetas ficam em sua orbita. Outro exemplo: a Terra mantém a Lua em sua órbita. Assim por diante com os demais astros celestes. Sempre haverá uma força agindo sobre um corpo.Quando uma simples maça cai na terra, ela é atraída pela massa do planeta Terra, que é infinitamente maior a da maça, Newton observando esse fenômeno, formulou a teoria da gravidade, “todos os objetos no Universo atraem todos os outros objetos com uma força direcionada”, ou seja, quanto maior o objeto maior será sua força de atração.
Uma simples maça caindo da macieira fez Newton pensar a respeito de todo o Universo.
| |
(Livro do William Stukeley em memória de Newton) |
Em 1666 Newton estava no jardim da casa de sua mãe, quando de repente, uma maçã caiu da macieira. Contudo, o fez pensar que, se há uma força que faz a maçã cair da árvore, existe uma que pode ser aplicada à Lua e a tudo que está no céu. Foi então que decidiu estudar a força de atração e se existia alguma explicação para o movimento em si.
Não existe um registro histórico que prova se a maçã realmente caiu em sua cabeça.
Referências:
http://www.jornalciencia.com/sera-que-a-historia-da-maca-de-isaac-newton-e-verdadeira/
http://astronomiareal.blogspot.com.br/2012/10/newton-e-gravidade.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário