Desconstruindo um mito.

16 de outubro de 2012

A maça não caiu sobre a cabeça de Newton.



Portrait of man in black with shoulder-length, wavy brown hair, a large sharp nose, and a distracted gaze

       O físico inglês Isaac Newton (1643-1727) em 1687 publicou uma das obras mais influente da Ciência, se não a mais influente: "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", onde descreve sobre a lei da gravidade universal.      
A lei consiste em uma força de atração agindo entre objetos devido a sua massa. Quanto maior for a massa de um objeto, maior será a força de atração, esta gravidade mantém o Universo unido. Por exemplo: o Sol faz com que os planetas ficam em sua orbita. Outro exemplo: a Terra mantém a Lua em sua órbita. Assim por diante com os demais astros celestes. Sempre haverá uma força agindo sobre um corpo.

Quando uma simples maça cai na terra, ela é atraída pela massa do planeta Terra, que é infinitamente maior a da maça, Newton observando esse fenômeno, formulou a teoria da gravidade, “todos os objetos no Universo atraem todos os outros objetos com uma força direcionada”, ou seja, quanto maior o objeto maior será sua força de atração.
       Uma simples maça caindo da macieira fez Newton pensar a respeito de todo o Universo. 


"Por que essa maçã sempre desce perpendicularmente até o solo?"

Ao contrario do que muitos relatam, a maça não caiu em sua cabeça. Newton apenas a observou caindo ao chão, como escreveu William Stukeley no livro “Memoirs of Sir Isaac Newton” (Memória de Sir Isaac Newton). O próprio Newton relatou a William sobre o ocorrido. Em 1752 o livro foi publicado.
(Livro do William Stukeley em memória de Newton)
Em 1666 Newton estava no jardim da casa de sua mãe, quando de repente, uma maçã caiu da macieira. Contudo, o fez pensar que, se há uma força que faz a maçã cair da árvore, existe uma que pode ser aplicada à Lua e a tudo que está no céu. Foi então que decidiu estudar a força de atração e se existia alguma explicação para o movimento em si. 
Não existe um registro histórico que prova se a maçã realmente caiu em sua cabeça.
Referências:
http://www.jornalciencia.com/sera-que-a-historia-da-maca-de-isaac-newton-e-verdadeira/
http://astronomiareal.blogspot.com.br/2012/10/newton-e-gravidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário