Desconstruindo um mito.

14 de maio de 2011

Missão Apollo, (homem na Lua)


Desde os princípios o homem sempre teve interesse na Lua, seja para fazer poemas seja para estudos, o homem queria ir mais além, queria pisar na Lua.
A NASA ( agência espacial dos EUA) tinha o objetivo de colocar o homem na lua na década de 60, já que seus rivais já tinham colocado o homem no espaço.
A URSS estavam na frente do EUA na corrida espacial por ter sido o primeiro a colocar um homem no espaço o Yuri Gagarin em abril de 1961, e um satélite artificial o Sputnik.
Apollo 1, em janeiro de 1967 os astronautas Gus Grissom, Ed White e Roger Chaffee morreram no solo dentro da cabine, causada por um curto-circuito que incendiou o comando da cápsula, por causa desse desastre os engenheiros da NASA fizeram muitas modificações atrasando o projeto.
Abaixo temos a foto dos astronautas mortos na missão.

(Esq. p/ dir.: Grissom, White, Chafee.)
A foto a seguir mostra como ficou a cabine dos astronautas.


Em novembro de 1967, a NASA lançou um foguete não tripulado como teste, dando assim o nome Apollo 4, em homenagens as vitimas do Apollo 1, Nenhuma missão recebeu o nome Apollo 2 e 3.
A seguir na foto está o foguete Apollo 4 na plataforma de lançamento.


Em janeiro de 1968 lançaram outro foguete, mas dessa vez era para testar o módulo lunar, o Apollo 1 (foguete do acidente) foi reconstituído e reutilizado para lançar o foguete Apollo 5.
Abaixo foguete do Apollo 5.


A missão Apollo 6 foi lançada em abril de 1968 e testou o desempenho do sistema de controle, emergência, elétrica, e teve alguns problemas, a Apollo 6 também foi sem tripulação.
Abaixo mostra o lançamento da Apollo 6.


A Apollo 7 foi a primeira com tripulação, ela orbitou a Terra para ser feitos alguns testes.
Abaixo o lançamento da Apollo 7


Na Apollo 8 tripulado pelo Frank Borman, James Lovell e William Anders eles ainda não pousaram na lua, mas foi os primeiros a circum-navegar a Lua, enviaram fotos inéditas do solo da Lua.
Abaixo fotos tiradas pelos astronautas em órbita da Lua.

Apollo 9 teve como objetivo testar os equipamentos desenvolvidos para pousar na Lua, foi a primeira espaçonave a ser lançada para o espaço completa, como o módulo de comando, módulo de serviço e módulo lunar.
A foto a seguir mostra o teste no módulo lunar Spider (aranha) sobre o oceano.
Apollo 10, foi a segunda a ir a Lua, onde testou o módulo lunar, em orbita da Lua, os astronautas ficaram a 15 km de altura da superfície, essa missão deu segurança para todos da NASA, onde colocaria o homem na lua na Apollo 11.
Na foto abaixo mostra o módulo lunar Snoopy subindo da Lua.
Apollo 11, foi a primeira tripulada a pousar na Lua, isso aconteceu 20 de julho de 1969, tripulada pelos astronautas Neil Armstrong (primeiro a pisar na Lua), Edwin Buzz Aldrin e Michael Collins, esse feio foi vista por milhares de espectadores na TV e rádio, um fato curioso dessa missão é que o astronauta Michael Collins ficou no módulo de comando numa orbita a 100 km acima da Lua, enquanto os outros 2 astronautas desciam para a Lua, ao pisar no solo o astronauta Armstrong disse a frase “Este é um pequeno passo para o homem, mas um enorme salto para a humanidade.”
Os astronautas deixaram uma placa na lua, onde está escrito: (Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez a Lua, julho de 1969, viemos em paz, em nome de toda a Humanidade.)
Na foto abaixo estão os astronautas do Apollo 11, onde 2 desses pisaram na Lua.
Neil Armstrong (primeiro a pisar na lua), Michael Collins (ficou no módulo de comando a 100 km acima da lua), e Edwin Aldrin (segundo a pisar na Lua).

Acima a marca deixada em solo lunar pelas botas do astronauta Buzz Aldrin.
Apollo 12 foi a segunda missão tripulada a pousar na Lua, em novembro de 1969, com a missão de resgatar partes de uma sonda não tripulada enviada 2 anos antes.
Apollo 13 foi a terceira missão tripulada com o objetivo de pousar na Lua, mas essa missão não foi completada devido a um acidente durante a viagem de ida, causada uma explosão no módulo de serviço, que impediu a decida na Lua, felizmente os astronautas conseguiram voltar à Terra no ano de 1970.
Apollo 14 foi o terceiro pouso na Lua com tripulantes, tendo o objetivo de recomeçar as missões para o satélite em fevereiro de 1971.
Apollo 15 foi uma missão tripulada a Lua com objetivo científico em agosto de 1971, foi a primeira a utilizar o jipe lugar na superfície da Lua, afastando do local de pouso com a distancias não alcançadas pelas outras missões, os astronautas trouxe a Terra cerca de 77 kg de material lunar.
Apollo 16 foi a quinta missão tripuada a pousar na Lua, eles também utilizaram o jipe, e colocaram um pequeno satélite em órbita da Lua, e também fizeram vários experimentos científicos em abril de 1972.
Apollo 17 foi a sexta e última missão tripulada a pousar na Lua, em dezembro de 1972.

O motivo do homem não ir mais a Lua.

O motivo de o homem não ir mais a Lua foi devido à falta de verbas, cortadas pelo congresso americano, por causa do desinteresse da opinião pública, quando estava passando na TV sobre os astronautas na Lua, muitos telespectadores ligavam para TV pedindo sua programação normal.
Agora que está voltando o interesse do público a Lua, pois muitos não virão quando aconteceu.
Em 2005 a NASA anunciou a retomada das viagens à Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário