A Nasa, agência espacial norte-americana, encontrou na Cratera Gale, no planeta Marte, a pedra preciosa Opala. O mineral é rica em H2O e, até o momento, foi encontrada no planeta Terra: na Austrália e no Brasil, mais precisamente no estado do Piauí.
A descoberta foi divulgada pela Nasa em um estudo publicado em 19 de dezembro, no Journal of Geophysical Research: Planets, indica que a localização das opalas no planeta vermelho sugere que a interação com a água ocorreu bem antes do que se estimava.
As opalas foram encontradas no Brasil, em 1969, por um agricultor durante a colheita de mandioca na cidade de Pedro II (PI). A extração da pedra preciosa passou a movimentar a economia da região, com atividades como confecção de jóias.
A Voyager 1é uma sonda espacial, lançada ao espaço em 5 de setembro de 1977 pelo Estados Unidos. No mês que vem 05/09 completará 44 anos viajando pelo espaço. Atualmente ela se encontra muito além da órbita de Plutão.
fonte: voyager.jpl.nasa.gov
Desenvolvimento da Astronomia no Brasil.
A princípio, a Voyager 1 foi projetada para estudar os planetas Júpiter e Saturno. Contudo, após realizar muitas descobertas nestes planetas, a missão foi estendida.
No ano de 2012, a Voyager 1 entrou no espaço interestelar ‘entre estrelas.’ Viajando a 61 mil km/h, hoje a sonda está a aproximadamente 23 bilhões de Km da Terra. Esta distância equivale a 153 A.U, ou seja, 153 vezes a distância entre o Sol e à Terra. Se você quiser acompanhar em tempo real o quanto a sonda Voyager 1 já percorreu, entra neste site.
Mesmo muito distante, ela ainda está enviando informações científicas à Terra através da Deep Space Network, ou DSN.
Deep Space Network. Josh Krohn 2020
Um fato curioso referente a esta missão, é que a NASA inseriu uma espécie de cápsula do tempo na sonda, esta cápsula destaca alguns fatos do planeta Terra. O intuito é que no futuro, algum extraterrestre possa encontrá-lo. Estas informações foram colocados em um disco de cobre folheado a ouro de 30 centímetro, contendo músicas, saudações em 55 idiomas, imagens de animais, vegetações, anatomia humana, etc. Entre as músicas escolhidas, podemos destacar a música de Chuck Berry ‘Johnny B. Goode’ e a Quinta Sinfonia de Beethoven.
Uma das imagens que destacamos que está na sonda é uma mãe amamentando seu bebê, um dos gestos mais lindos da espécie humana.
Imagem que está na sonda Voyager 1. Créditos: NASA.
Outras imagens a se destacar que compõem a galeria da Voyager, são estas resoluções matemáticas abaixo.
Demonstrações matemática presentes na Voyager 1. Créditos: Frank Drake.
Demonstrações matemática presentes na Voyager 1. Créditos: Frank Drake.
A Voyager 1 conta com uma saudação em português. A mensagem ‘Paz e felicidade a todos’ foi dita por Janet Sternberg, uma norte-americana que se mudou com a família para o Rio de Janeiro, onde morou até os 13 anos.
Você pode conferir a mensagem de Janet abaixo:
O presidente dos Estados Unidos da época, Jimmy Carter também enviou uma carta na Voyager. Na carta está escrito o seguinte:
“Este é um presente de um mundo pequeno e distante, uma amostra de nossos sons, nossa ciência, nossas imagens, nossa música, nossos pensamentos e nossos sentimentos. Estamos tentando sobreviver ao nosso tempo, para que possamos viver no tempo de vocês.” (Jimmy Carter)
O famoso astrônomo Carl Sagan, idealizador deste projeto disse:
A nave espacial será encontrada e o disco será tocado somente se houver civilizações avançadas que naveguem pelo cosmos no espaço interestelar. Mas o lançamento desta ‘garrafa’ no ‘oceano’ cósmico diz algo bastante esperançoso sobre a vida neste planeta.( Carl Sagan )
Durante estes 44 anos viajando pelo espaço, a Voyager 1 fez grandes descobertas. Como, por exemplo às três luas em Saturno: Atlas, Prometeu e Pandora. Muitas imagens de alta resolução são enviados à Terra. A sonda registrou quase 19 000 fotos só do planeta Júpiter.
Abaixo podemos ver o planeta Saturno capturado pela sonda.
Saturno capturado pela Voyager 1 (Reprodução/NASA)
Neste ano de 2021, a Voyager 1 detectou sons fora do Sistema Solar. Os ruídos são resultados de emissões de onda de plasma e de gás interestelar. Como você pode ouvir abaixo.
Quer saber mais sobre a Voyager 1, confira em tempo real no site da NASA.
Se você gostou do nosso texto, não deixa de comprar o livro: Desenvolvimento da Astronomia no Brasil.
Sinopse do livro
"A Astronomia sempre despertou a admiração das pessoas, sua história é marcada por grandes descobertas. Neste livro, abordamos muitos fatos interessantes da Astronomia no Brasil. Os indígenas nativos e os colonizadores também contribuíram para este desenvolvimento.
No livro, também mostramos a importância do imperador Dom Pedro II nesta temática, inclusive Dom Pedro II é o patrono da Astronomia no Brasil. Destacaremos as conquistas mais recentes, como por exemplo: a luta da primeira mulher astrônoma do Brasil, Yeda Veiga, e a ida do primeiro brasileiro ao espaço, Marcos Pontes."
"A Astronomia sempre despertou a admiração das pessoas, sua história é marcada por grandes descobertas. Neste livro, abordamos muitos fatos interessantes da Astronomia no Brasil. Os indígenas nativos e os colonizadores também contribuíram para este desenvolvimento.
No livro, também mostramos a importância do imperador Dom Pedro II nesta temática, inclusive Dom Pedro II é o patrono da Astronomia no Brasil. Destacaremos as conquistas mais recentes, como por exemplo: a luta da primeira mulher astrónoma do Brasil, Yeda Veiga, e a ida do primeiro brasileiro ao espaço, Marcos Pontes."
No dia 27/02 vamos sortear o livro: O mínimo que você precisa saber sobre Astronomia. Para participar do sorteio, basta votar no livro: “O mínimo que você precisa saber sobre Astronomia” na categoria de Não-Ficção pelo II Prêmio Book Brasil.