Desconstruindo um mito.

17 de junho de 2016

Cinturão de asteroide.

Entre o planeta Marte e o planeta Júpiter existem milhares de asteroides (montanha rochosas) de vários tamanhos.  Estes asteroides orbitam o Sol, assim como os demais planetas do sistema solar. Esta órbita de asteroide é conhecida por "cinturão de asteroides".         
     Alguns asteroides não passam de centímetros o seu tamanho, já outros passam de quilômetros.
Cinturão de asteroides.
              
 Existem várias teorias sobre o cinturão de asteroides, uma delas é que na formação do Sistema Solar, os planetas que conhecemos se formaram. Mas entre Marte e Júpiter por alguma perturbações gravitacionais provocadas pelo gigantesco planeta Júpiter, não se formou nenhum planeta, deixando essas rochas em órbita. 
Outra teoria  afirma que existia um planeta, e o mesmo foi destruído ao se chocar com algum astro celeste. 
As vezes estes asteroides saem de sua órbita e se chocam com o planeta Júpiter, devido a sua gravidade ser muito grande, mas outros asteroides ficam vagando pelo espaço, e muitos passam perto do nosso planeta Terra.
        Os asteroides que se aproximam do planeta Terra só é detectado quando estão bem perto da Terra, muito decorrente dele não ter luz própria, portanto é necessário da colaboração do Sol para iluminar estes asteroides, o mesmo funciona como um espelho assim como a lua, facilitando a localização.
Portanto, se um asteroide estiver a caminho do nosso planeta para chocar, só vamos descobrir pouco tempo antes.
Mesmo com toda a dificuldade de localizar os asteroides, existem centenas que os cientistas localizaram e estão monitorando sua órbita, um deles é o famoso Apophis, descoberto em 2004 e com uma pequena chances de chocar com a Terra em 2029.

Comparação do asteroide Apophis com aranha céu.

15 de junho de 2016

A sonda espacial Juno se aproxima do planeta Júpiter.

Sonda Juno.
A sonda espacial Juno é uma missão da NASA que tem por objetivo colocar a sonda em órbita ao planeta Júpiter, a fim de estudar os detalhes do planeta, sua composição, seus campos gravitacionais e magnéticos, além de estudos do seu interior, se ele tem um núcleo sólido ou não e a formação dos ventos que chegam a 600 km/h. 
Em 5 de agosto de 2011 a sonda foi lançada ruma ao planeta, mas chegará ao seu destino no próximo mês, aproximadamente no dia 4 de julho. 
A sonda Juno que é movido a energia solar quebrou o record de uma sonda movido a energia solar a ir mais longe. Record que pertencia a missão Rosetta.
A sonda Juno pesa 4 toneladas e transporta 3 painéis solares de 9 metros de comprimento, o suficiente para gerar 14 quilowatts de eletricidade aqui na Terra. As outras missões espaciais que chegaram a Júpiter utilizaram energia nuclear. 

Fonte; https://www.nasa.gov/press-release/goddard/2016/nasa-scientist-presents-the-juno-mission-to-jupiter-at-the-library-of-congress

http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/sonda-juno-bate-recorde-de-distancia-para-nave-movida-energia-solar-18479533



13 de junho de 2016

Um dia em Vênus é mais longo do que um ano. (curiosidades do planeta Vênus)

Planeta Vênus. 
O planeta Vênus é o segundo planeta do nosso sistema solar. Mesmo estando próximo da Terra em relação aos demais planetas, Vênus possui algumas características muito diferentes da Terra. Por exemplo:
Em nosso planeta, o dia corresponde a rotação, ou seja, um volta completa em torno do seu próprio eixo, correlativo a 24 horas, e o ano corresponde a sua translação, que é um volta completa ao redor do Sol, aproximadamente 365 dias e 6 horas. 
Já no planeta Vênus é um pouco diferente, o seu período de translação (uma volta completa em torno do Sol) é de 224,65 dias terrestres. É sua rotação em torno do seu próprio eixo demora 243 dias terrestres. Resumindo: o dia no planeta Vênus é mais longo que o seu ano. 
Outra curiosidade do planeta Vênus é que ele gira em torno do seus eixo diferente dos demais planetas. Enquanto a Terra gira do oeste para leste e os demais planetas do sistema solar fazem o mesmo, Vênus gira ao contrário. 
Vênus é o planeta mais quente do nosso sistema solar, mesmo não sendo o planeta que está mais próximo do Sol. Sua temperatura média corresponde a 450°. Muitos acham que o planeta Mercúrio por está mais próximo do Sol é o mais quente, mas isso não é verdade. A temperatura de Vênus é tão elevada assim, pois sua atmosfera é muito densa e retém o calor do Sol.  


Fonte: http://super.abril.com.br/ciencia/apenas-venus-gira-ao-contrario



9 de junho de 2016

Galáxia CR7 em homenagem ao jogador Cristiano Ronaldo.

Você não leu errado, o jogador Cristiano Ronaldo tem uma galáxia em sua homenagem.
Galáxia CR7.
No ano passado 2015, o jogador português Cristiano Ronaldo ganhou uma galáxia em sua homenagem, A galáxia foi batizada de CR7, (C.R representam as iniciais de seu nome e o número 7 referente a camiseta que Cristiano joga no Real Madrid). A CR7 é a galáxia mais brilhante e luminosa encontrada no universo.
O líder do grupo astronômico que descobriu a galáxia, David Sobral da Universidade de Lisboa em Portugal confirmou que a homenagem foi ao jogador, mas também no método usado para descobrir a idade de objetos distantes no universo. chamado Cosmic Redshift 7.


Fonte;
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/06/150618_cristiano_ronaldo_nome_galaxia_rb