Desconstruindo um mito.

14 de abril de 2016

Chuva de meteoros devido ao cometa Halley poderá ser visto nos próximos dias.

Nos próximos dias, o observador poderá ver uma chuva de meteoros causado pelo cometa Halley. 
Foto; history channel

Após 30 anos que o cometa Halley passou pelo planeta Terra, até hoje podemos ver seus resíduos. Nos próximos dias poderemos ver uma chuva de meteoros decorrente a visita do cometa em 1986. Ao passar pela  Terra, o cometa deixou fragmentos em sua órbita. Estes fragmentos são pequenas rochas ou poeiras da cauda do mesmo. 
Ao entrar em órbita do cometa, estes fragmentos deixados por ele, entram em contato com a nossa atmosfera, causando a magnífica chuva de meteoros.
Nos próximos dias, começará por volta de 20 de abril e se estenderá até 21 de maio, embora os picos de atividade ocorram entre 5 e 7 de maio, quando o céu terrestre ficará obscurecido pela ausência de luz lunar.
Com esse fenômeno, será possível observar os restos do cometa Halley queimando na atmosfera terrestre, dentro da chuva de estrelas conhecida como Eta Aquáridas, nome dado por causa da radiação procedente da constelação de Aquário. Esses meteoros são pedaços do cometa, que se soltaram há centenas de anos.
A chuva será mais visível do hemisfério sul e exibirá 30 fragmentos por hora. No caso do hemisfério norte, a frequência estimada será de 10 fragmentos por hora. Quanto mais distante estiver o observador de qualquer fonte de luz, maior será o grau de visibilidade.

Fonte;

10 de abril de 2016

Você sabia que a missão Apollo instalou espelhos na Lua?

O Lunar Laser Ranging Experiment da Apollo 11 conforme foi deixado na Lua.
Durante as missões da Apollo (final da década de 60 e começo da década de 70) três refletores laseres - chamados LRRR (Laser Ranging Retroreflector) foram instalados na superfície lunar.
Estes refletores consistem em vários pequenos espelhos capazes de devolver feixe do laser emitido a Lua pelos observatórios terrestres. Um dos espelhos foi instalado pela missão Apollo 11 (primeira missão tripulada a pisar na Lua). E outros dois refletores foram colocados na superfície lunar pelas missões Apollo 14 e 15.



Apollo 15 LRRR




Estes espelhos servem para medir a precisão milimétrica da Terra em relação à Lua. Até hoje os cientistas utilizam este mecanismo. Um laser é disparado daqui da Terra e chega até o espelho localizado na Lua, mas para isso, você precisa das coordenadas precisas. Este raio de luz é rebatido pelo espelho e volta à Terra. Com isso, pode-se calcular a distância entre a Terra e a Lua. Diversos observatórios, dentro e fora dos Estados Unidos já utilizaram estes refletores em pesquisas. Por exemplo os observatórios Côte d'Azur, McDonald, Apache Point, e Haleakala, independentes da NASA. 
Para isso, basta saber suas coordenadas e mirar o laser, como se pode observar no vídeo abaixo. 

Obs: Aquele laser que você tem em casa não dá certo. 





Se você gostou do artigo acima, não deixe de comprar o nosso livro “Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução”.
Clique na imagem abaixo e será direcionado ao site.  Obrigado…
Livro: Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução.
Capa aberta desconstruindo um mito 1

Detalhes do produto

  • Paperback: 136 páginas
  • Editora: Schoba (26 de julho de 2019)
  • Idioma: Portuguese
  • ISBN-10: 8580135257
  • ISBN-13: 978-8580135251
  • Dimensões do produto: 13,3 x 0,9 x 20,3 cm


Fonte: http://www.apolo11.com/spacenews.php?posic=dat_20090731-093916.inc

7 de abril de 2016

5 provas que a Terra não é plana.

A princípio eu achava que as pessoas estavam zoando ao se referirem que a Terra é plana. Entrei em algumas páginas do facebook e youtube para saber se eles realmente acreditavam na Terra plana, e por incrível que pareça, estas páginas contém muitos adeptos e eles realmente acreditam nesta teoria, além de alegar que sempre fomos “enganados”. 
Por este motivo escrevi este texto. 
Realmente as pessoas estão regredindo intelectualmente, teorias como estas que já caíram por terra há séculos aparecem do nada com bastantes adeptos. Vamos listar apenas 5 pontos para mostrar porque a Terra não é plana.



1- A Terra como os demais planetas do sistema solar são esféricos, ao observarmos os demais planetas através de um telescópio, podemos ver que estes planetas são esféricos. Muito decorrente a ação da força gravitacional. Se todos os planetas do nosso sistema solar são esféricos, porque só a Terra seria plana?


2- O eclipse lunar acontece quando a Terra está entre o Sol e a Lua, neste fenômeno a sombra da Terra é refletida na Lua, causando então o eclipse lunar. Ao observarmos o começo até o término do eclipse, podemos observar que a sombra da Terra refletida na Lua tem contornos arredondados.
 
Esquema do eclipse lunar.




3- Você já foi a uma praia? Ao observar um navio ou barco grande partindo em direção ao horizonte, gradualmente você observa ele sumindo, primeiro seu casco, depois as suas hastes e assim por diante. Mesmo com um binóculo você verá o navio sumindo aos poucos no horizonte. Ele some gradualmente devido à curvatura do planeta Terra. 

O vídeo abaixo mostra o barco sumindo gradualmente no horizonto, desconstruindo a Terra plana. 


4- Algumas constelações que observamos em um hemisfério, não são visíveis no outro hemisfério. Por exemplo: a constelação da Ursa Menos só se pode observar no hemisfério norte. Já a constelação Octante só se pode observar no hemisfério Sul. Se a Terra fosse plana todas as constelações seriam visível em ambos os hemisférios ao mesmo tempo.
Fonte: Todamateria


5- A maior prova de todas sem dúvida são as fotos. 

Foto: NASA.
Imagem obtida pela sonda japonesa Kaguya da Terra 'nascendo' de trás da Lua (Foto: Jaxa)


 A Terra vista pela missão Apollo 10.

Muitos que chegam a esta página, alegam que segundo a bíblia, a Terra é plana. Gostaria de saber aonde fala isso? Será em Apocalipse 7, onde João vê quatro anjos nos quatros cantos da Terra? Estes quatros cantos não poderia ser: Norte, Sul, Leste e Oeste? Haja vista que na época de João, ele não tinha o conhecimento que possuímos hoje, não é mesmo?




Bônus


Muitos terraplanistas chegam a esta página e alegam que não existem satélites artificiais ao redor da Terra. Eles falam que se realmente existissem satélites artificiais no céu, nós conseguiríamos ver. Portanto, tudo não passa de mentiras da Nasa. 
Mas o que essa galera não sabe, é que podemos ver os satélites até mesmo sem o auxílio de um telescópio. 
Você já se deparou com um ponto brilhante no céu, deslocando a uma velocidade constante e rápida? Muito similar a uma estrela? 
Se você ficar bastante tempo olhando para o céu à noite, verá uma “estrela” se movimentando a uma velocidade linear e brilho constante. O brilho intenso provém dos raios solares, ao atingir o satélite, o mesmo funciona como um espelho e é remetido a nós, assim como na Lua.
Tantos outros podem alegar que seja um avião, o problema é que; neste ponto no céu, o observador não vê as luzes de alertas que todo avião possui. 
Se você já viu um satélite e achou que era um avião ou “disco voador”, agora saberá identificar o que é. No vídeo abaixo, pode-se observar vários satélites artificiais registrados da terra. 




O piloto de avião Luciano Gardelin nos escreveu relatando o seguinte:
“Os terraplanistas dizem que os aviões voam em círculos e que os GPS são fraudados.

O princípio dá navegação é ir de A para B.”



O meio pode ser visual ou por instrumentos.

"Se visual, barcos ou aviões tomam uma referência frontal ou transversal e navegam linearmente a ela. Quando ela se torna distante, tomam uma nova. Por exemplo: um morro à frente. Ou seja, se eu fizer isso por 40 mil km, dou a volta ao mundo sem fazer uma só curva. Esqueça o GPS, estou falando de olhar para frente, tomar um ponto de referência, se for o caso manter um grau na bússola, sem variar para lado algum, dei a volta ao mundo sem mexer no meu Leme de direção. Logo sai com a proa leste 90 graus e cheguei com a mesma proa no mesmo lugar”. (Ilustração abaixo)





“Então como fraudaram além do GPS, meus olhos, minha bússola e meu leme?”

Luciano Gardelin conclui da seguinte maneira:

"A bússola é algo que se faz em casa, você imanta uma agulha, coloca boiando em um fluido e pronto. Navegar pelos sol e cruzeiro do sul por exemplo também é certeiro, e ninguém os fraudou, mas no hemisfério norte precisa ser a ursa maior. E por fim, o GPS é coisa nova, tenho menos de 40 anos e naveguei muito por visual e bússola, e mesmo os aviões grandes não navegam só por GPS, pois pode ser falho em caso de tempestades, pois pode perder momentaneamente o sinal, logo aviões são autônomos através de navegadores por inercial do tipo giroscópio."


Gravei um vídeo para mostrar como se combate um terraplanista usando apenas o programa Stellarium. 



Se você gostou do artigo acima, não deixe de comprar o nosso livro “Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução”. 
Clique na imagem abaixo e será direcionado ao site.  Obrigado…
Livro: Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução.
Capa aberta desconstruindo um mito 1

Detalhes do produto

  • Paperback: 136 páginas
  • Editora: Schoba (26 de julho de 2019)
  • Idioma: Portuguese
  • ISBN-10: 8580135257
  • ISBN-13: 978-8580135251
  • Dimensões do produto: 13,3 x 0,9 x 20,3 cm
Referência.


BANDEIRA, E. G.S. Rochas da Lua trazidas à Terra. 2014. Disponível em: <http://astronomiareal.blogspot.com.br/2016/04/5-provas-que-terra-nao-e-plana.html> Acesso em: 26 dez. 2016