Desconstruindo um mito.

28 de setembro de 2015

A Nasa afirma: há água em Marte.

Cientistas da Nasa (agência espacial norte-americana), anunciaram nesta segunda-feira (28) que existem água líquida e corrente no planeta Marte. 

Na conferência, o diretor de ciências planetárias da Nasa, Jim Green, e outros pesquisadores da agência afirmam que "Agora é possível que exista vida em Marte."
"Nossa missão em Marte tem sido a de 'seguir a água', em nossa busca por vida no Universo. E agora temos evidências convincentes que validam o que temos suspeitado por muito tempo", disse o astronauta John Grunsfeld. "É um avanço significativo, que confirma que a água, embora salgada, está fluindo hoje sobre a superfície de Marte."
Imagens da sonda MRO, que está em órbita do planeta vermelho, localizaram leitos de 100 metros de comprimento (aproximadamente um campo de futebol) e menos de 5 metros de largura. A hipótese inicial, é de que a água corre no planeta e formam as estrias. Como se pode observar na imagem abaixo. 
http://s2.glbimg.com/PPv7Bj4VocBu9DrWSUkSaB1nEuc=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/09/28/brines23p.jpg
Os pesquisadores apostam ainda que a água é salgada, porque já foram encontrados sais hidratados nas marcas da cratera Hale. 
Imagens de alta resolução mostraram que as estrias aparecem nas encostas da cratera durante as estações quentes e alongam-se para, em seguida, desaparecerem durante as estações mais frias. A variação de temperatura sugere que elas sejam feitas por água líquida.
Eles concluíram, portanto, que existe uma ligação entre as estrias recorrentes e os sais depositados com o fluxo de água salgada em Marte.
"A detecção de sais hidratados sobre estas encostas significa que a água desempenha um papel vital na formação dessas estrias", disse Ojha.

Fonte:

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2015/09/28/nasa-apresenta-provas-concretas-de-agua-liquida-e-corrente-em-marte.htm#fotoNav=1

17 de setembro de 2015

Novas imagens do planeta-anão Plutão.

Novas fotos mostram parte do lado oposto ao Sol. (Divulgação/Nasa)Novas fotos mostram parte do lado oposto ao Sol. (Divulgação/Nasa)
A missão não tripulada New Horizons já passou pela superfície do planeta-anão Plutão no dia 14 de julho deste ano. Mas nesta quinta-feira(17) o mundo foi surpreendido pelas novas  imagens chegadas à Terra. 

Imagens mostram com detalhes as montanhas ásperas e geladas. (Divulgação/Nasa)Imagens mostram com detalhes as montanhas ásperas e geladas. (Divulgação/Nasa)
Estas imagens nunca foram vistas com tantos 
detalhes pelo homem. Os novos registros revelam também uma diversidade e complexidade de relevos desconcertantes, jamais observados no sistema solar, segundo os pesquisadores da Nasa. “Se um artista tivesse representado este Plutão antes da missão da New Horizons, provavelmente teríamos pensado que estava louco, mas a realidade é essa mesmo”, disse o principal cientista do programa, Alan Stern, do Southwest Research Institute (SwRI) à AFP.

Região glacial batizada de 'Sputinik Platum' pelos cientistas. (Divulgação/Nasa)Região glacial batizada de 'Sputinik Platum' pelos cientistas. (Divulgação/Nasa)
Uma grande região coberta de gelo (composto provavelmente de nitrogênio) foi batizada pela Nasa de “Sputinik Platum”.
A New Horizons deixou a Terra em 2006 e vai continuar a transmitir dados coletados até o final do ano de 2016. A sonda está atualmente a 12,5 milhões de quilômetros além de Plutão, mergulhando no Cinturão de Kuiper. 



Referência

https://br.noticias.yahoo.com/blogs/super-incr%C3%ADvel/sonda-new-horizons--da-nasa--captura-fotos-a-menos-de-4km-da-superf%C3%ADcie-de-plut%C3%A3o-183916147.html

13 de setembro de 2015

Eclipse lunar total. Dia 27 de setembro 2015.

     No dia 27 de setembro acontecerá o tão esperado eclipse lunar total.  Este fenômeno acontecerá a partir das 22h00(horário de Brasília). 
     O eclipse poderá ser observado em todo o território nacional, e em quase toda a América, África e Europa.  
     A partir das 23h10 ela estará totalmente encoberta, adquirindo o tom avermelhado característico dos eclipses totais. Como se pode observar na demonstração abaixo.
Imagem retirada do programa Stellarium.
       
A Lua vai passar pouco mais de uma hora com este aspecto, e as 00h23 começará a sair da sombra, em um processo que vai até as 01h27 da madrugada do dia 28.

    O eclipse lunar é um fenômeno que ocorre quando o Sol, a Terra, e a Lua encontram-se alinhados. E a Terra fica entre ambos, impedindo que os raios solares cheguem à Lua. Como se pode observar na representação abaixo.
Representação do eclipse lunar.