Desconstruindo um mito.

30 de março de 2015

Stellarium é aplicativo para você que gosta de observar o céu.

      
O Stellarium é um aplicativo gratuito que simula a abóbada celeste em tempo real. Ou seja, com ele você pode observar estrelas, constelações, planetas, aglomerados, nebulosas e muito mais, tudo através da tela do computador, em 3D, e como se você estivesse no chão, ao ar livre, olhando para o céu.
       A simulação é rica em detalhes e, além de exibir diversas informações acerca de todos os corpos celestes, o Stellarium permite regredir ou avançar no tempo através de um sistema de datas e horários muito eficiente.
          Você pode simular o céu a partir de sua localização terrestre, ex: sua cidade.

        Abaixo você tem um vídeo demonstrativo de como funciona o Stellarium



Fonte: www.baixaki.com.br

27 de março de 2015

Imagens recente de Marte nos mostram algo que lembra ossos.

       As pessoas sempre se fascinaram com o desconhecido, por isso há tanto interesse no planeta Marte. Uma foto tirada pelo Rover Curiosity em Marte, nos mostram algo pelo menos "curioso". Aparenta-se diversos  ossos de um suposto animal pré-histórico.

   
      Essa não é a primeira vez que objetos vistos na superfície marciana sejam interpretados como conhecidos, dando origem à verdadeiras teorias conspiratórias. 

        No dia 28 de setembro de 2012, alguns dias depois que o Rover Curiosity pousou no interior da cratera Gale, uma imagem típica de reconhecimento de terreno também chamou a atenção. No meio de diversas pedras, a imaginação fértil pregou mais uma peça nos observadores ao revelar um verdadeiro camundongo, igualzinho aqueles que temos aqui na Terra e que infestam nossas cidades.

        No caso do "osso marciano", uma análise mais detalhada deverá mostrar que o objeto é na verdade uma pedra, que adquiriu o formato de osso aos nossos olhos devido à uma combinação de luz e perspectiva de registro da cena.

Fonte: http://www.apolo11.com/spacenews.phptitulo=Novas_imagens_revelam_suposto_osso_animal_na_superficie_de_Marte&posic=dat_20140825-105350.inc

26 de março de 2015

Asteroide 2014-YB35 passará muito próximo da Terra hoje (27) de março.


Foto: Reprodução/DailyStar
    O objeto gigantesco chamado 2014-YB35 passará terrivelmente perto do planeta nesta sexta-feira (27). A notícia provocou temores de uma catástrofe mundial. O gigante tem mil metros de largura e é arremessado em direção a Terra a uma velocidade absurda, cerca de 37 mil km/h.

       O asteroide 2014-YB35 deve passar "raspando" algo como 11,7 vezes a distância da Terra à Lua.  





Fonte:

http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/fotos/asteroide-vai-passar-perigosamente-perto-da-terra-nesta-sexta-feira-27-26032015#!/foto/1

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2015/03/26/asteroide-enorme-vai-passar-proximo-da-terra-na-sexta-feira-27.htm