Desconstruindo um mito.

28 de janeiro de 2015

"Senhor dos anéis" Planeta com 30 anéis.


O planeta J1407b tem 30 anéis e está fora do Sistema Solar Foto: ANSA Brasil
Astrônomos holandeses do Observatório de Leida, em colaboração com um grupo da Universidade norte-americana de Rochester, descobriram o verdadeiro "Senhor do Anéis".
O corpo celeste está a 420 anos luz da Terra, é pelo menos 10 vezes maior que Saturno e seus anéis pesam o equivalente ao nosso planeta.Em um estudo, divulgado na publicação Astrophysical Journal, os profissionais anunciaram a existência do J1407b, um planeta gasoso fora do Sistema Solar que é circundado por 30 anéis com um diâmetro de 120 milhões de quilômetros.
Para o pesquisador do Observatório de Leida, Matthew Kenworthy, se Saturno "tivesse anéis como os do planeta J1407b, eles seriam visíveis a olho nu de noite e seriam bem maiores que a lua cheia".





O estudo também informou que este enorme cinturão bloqueia cerca de 95% da luz proveniente da estrela J1407 e que um "buraco" em um dos anéis pode resultar no surgimento de uma lua do tamanho de Marte ou da Terra.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/planeta-senhor-dos-aneis-e-achado-fora-do-sistema-solar,c4f01d1e7413b410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

27 de janeiro de 2015

Nasa registra asteroide que passou perto da Terra


15 de janeiro de 2015

Estrela cadente.



Olha a "estrela cadente", vou fazer um pedido!!! 


        Normalmente em uma noite você pode observar um rastro no céu, como se fosse uma estrela caindo. 
       Muitos acham que se refere a uma estrela mesmo. Apesar do nome popular "estrela," trata-se de pequenos meteoritos, desprendidos dos asteroides e cometas pela ação do Sol. O mesmo fica vagando pelo espaço até cruzar o caminho da Terra ou de outros corpos celestes. 
      Ao entrar em nosso planeta, o atrito com a atmosfera desintegra estes corpos sólidos causando o fenômeno luminoso no céu.
      Estes meteoritos entram na atmosfera a uma velocidade de 250.000Km/h. Normalmente o fenômeno acontece a uma altura aproximada de 50Km da superfície da Terra. 
       Todos os anos, você pode ver diversas delas a olho nu (Sem telescópio). Geralmente em uma noite estrelada (sem nuvens) você pode observar 10 "estrelas cadentes" no intervalo de 1 hora. 


      Lembre-se, toda vez que for fazer um pedido a "estrela cadente," você estará fazendo pedido para uma pedra vinda do espaço, que não existira em poucos segundos. 



Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/o-que-sao-estrelas-cadentes.htm