Desconstruindo um mito.

30 de setembro de 2014

Arco-Íris completo.

      


       Você já viu um arco-íris completo? Do solo, normalmente, só se pode ver a parte superior do arco-íris visível porque as direções apontadas para o solo possuem menos gotas de chuva. Do ar, contudo, o círculo completo de 360 graus de um arco-íris é visível com mais frequência. Na imagem acima, o círculo completo de um arco-íris foi capturado sobre Cottesloe Beach perto de Perth na Austrália, no ano passado a partir de um helicóptero voando a partir do pôr-do-Sol. Um fenômeno dependente da posição do observador, primariamente causado pela reflexão interna da luz do Sol nas gotas de chuva, o arco-íris de 84 graus de diâmetro seguiu o helicóptero, intacto, pode cerca de 5 quilômetros. Como um bônus, um segundo arco-íris que estava mais apagado e com a cor revertida foi visto fora do primeiro.


Referencia bibliografica
http://blog.cienctec.com.br/imagens/o-circulo-completo-de-um-arco-iris-e-registrado-sobre-a-australia/

11 de setembro de 2014

Planetas fora do Sistema Solar. (Exoplanetas)

Exoplaneta Gliese 581g. Muito idêntico ao planeta Terra.
      
        Muitos pensam que só existem os Planetas do Sistema Solar, (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno). Mas fora no nosso Sistema Solar existem centenas de outros Planetas, conhecidos como exoplaneta ou seja, um Planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol.
         No ano de 1989 foi descoberto o primeiro exoplaneta. Até o momento foram descobertos quase 2000 planetas fora do Sistema Solar, e provavelmente existem muito mais, pois cada estrela poder conter planetas em sua órbita. 
          Na representação abaixo é possível ver como 2014 tem sido um ano impressionante na busca de planetas fora do Sistema Solar. A barra laranja que surge, mostra os planetas anunciados em fevereiro pela NASA. As barras vermelhas são os encontrados anteriormente graças ao Kepler e as azuis são planetas encontrados de outras maneiras.
Fonte: NASA.
 
          
       Geralmente, os exoplanetas têm tamanho similar ao de Júpiter e não apresentam condições necessárias para a existência de qualquer forma de vida em sua superfície.
Telescope Kepler-NASA.jpeg
Sonda espacial Kepler.
         Pelo descoberto até agora, os astrônomos dizem que há 3 tipos de exoplaneta: "os gigantes gasosos'', "os  gigantes gelados" e os que apresentam tamanho semelhante ao da Terra, que têm temperaturas altíssimas e que orbitam em curtos espaços de tempo.
      A grande maioria destas descobertas foram feitas pela sonda espacial Kepler, que consiste em um observatório espacial projetado pela NASA, lançada em 7 de março de 2009.
        Infelizmente, o Kepler parou de funcionar em maio de 2013, devido a problemas no equipamento.
         As grandes descobertas deste ano foram feitas nas imagens que ele havia registrado, mas que ainda não haviam sido analisadas de forma completa. A NASA, no entanto, acredita que será possível continuar usando o Kepler na busca de exoplanetas mesmo assim.


Referências Bibliográficas.

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/2014-e-o-maior-ano-da-historia-na-busca-por-exoplanetas

http://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/astronomos-ja-revelaram-1700-planetas-fora-do-sistema-solar,b8357ce061075410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html

7 de setembro de 2014

O Asteroide 2014RC passou perto da Terra no dia 07/09/2014.





Há um tempo  escrevi sobre asteróides em direção a Terra. aqui 


        Um pequeno asteroide, com cerca de 20 metros, passou "muito perto" da Terra domingo dia 07/09/2014.   A NASA. O 2014RC, como é chamado, não representou uma ameaça para o nosso planeta.

       Sua maior proximidade foi às 15h18 (horário Brasília) quando o asteroide passou acima da Nova Zelândia.

        O corpo celeste foi descoberto no dia 31 de agosto pelo programa Catalina Sky Survey (CSS), operado pelo Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona (EUA), que utiliza dados de três telescópios para procurar cometas, asteroides e objetos próximos à Terra.

        O asteroide também foi, detectado de forma independente na noite seguinte pelo telescópio do Observatório Pan-STARRS situado no Havaí e ambos informaram as suas observações ao Minor Planet Center da União Internacional Astronômica, em Cambridge (Massachusetts).

          A aproximação maior do asteroide  foi a 40 mil quilômetros de distância da Terra. 

          Os cientistas informaram que apesar desta "proximidade", o asteroide não foi visto a olho nu, embora astrônomos amadores que tenham pequenos telescópios talvez conseguiram observar o asteroide, que se deslocou rapidamente seguindo sua órbita.

         O corpo celeste passou pela parte externa da órbita dos satélites artificiais de telecomunicação e meteorológicos que orbitam a uma distância ao redor de 36 mil quilômetros da superfície de nosso planeta.


        Apesar de, nesta ocasião, o 2014RC não caiu na Terra, os cientistas calculam que sua órbita o traga de novo às proximidades de nosso planeta no futuro e sua órbita será recalculada periodicamente.




Referência Bibliográfica.



http://resenha-on.blogspot.com.br/2014/09/asteroide-passara-perto-da-terra-neste.html