Desconstruindo um mito.

23 de maio de 2012

Constelação Cruzeiro do Sul.




Cruzeiro do Sul. Foto: Edvan Bandeira.
A Constelação de Cruzeiro do Sul é uma, entre 88 constelações existentes. Segundo a União Astronômica Internacional (UAI), atualmente possuímos 88 constelações que são reconhecidas desde 1922. Constelação é uma área na esfera celeste agrupadas por estrelas importantes, aparentemente próximas umas das outras.
No Brasil e no hemisfério Sul a constelação mais conhecida é a do “Cruzeiro do Sul.” Facilmente localizado no céu, por se parecer a uma Cruz.
Já no hemisfério Norte, a constelação só é visível se o observador estiver bem próximo a linha do Equador.

Ela também é muito conhecida por ser representado em várias bandeiras de países no Hemisfério Sul, inclusive na bandeira do Brasil. Há times de futebol que possuem a constelação em seus escudos. Um exemplo e o time de futebol Cruzeiro, Como pode-se observar na figura abaixo.


cruzeiro do sul       
Bandeira do Brasil e do time de futebol Cruzeiro, onde se destacam a constelação Cruzeiro do Sul.


A constelação do Cruzeiro do Sul é a menor dentre às 88, pois ocupa o menor espaço no céu dentre as demais.
Ao observador terrestre, parece que as estrelas da constelação estão bem próximas e ocupando um pequeno espaço no céu, na verdade estas estrelas estão muito longe uma da outra, mas na mesma direção, como é representado na ilustração abaixo.










índice
Fonte: Observatório UFMG.
Por incrível que pareça, a estrela que está mais próxima da Terra desta constelação é a que tem o seu brilho mais fraco dentre as outras 4. Esta estrela tem por nome de Estrela Epsilon Crucis conhecida como intrometida, pois ela fica fora da formação perfeita de uma cruz. Abaixo pode-se observar a intrometida e o nome das demais estrelas.
 
Como se orientar pelo Cruzeiro do Sul?

Antigamente as pessoas, inclusive os navegadores se orientavam pelo Cruzeiro do Sul para se achar o polo sul geográfico. Hoje em dia temos outros métodos mais eficazes, por exemplo: a bússola.

Sem nenhum equipamento, como se localiza o polo sul geográfico? Muitos acreditam que o polo sul geográfico é a direção que se encontra a constelação Cruzeiro do Sul. Mas isso não é verdade. Depois de localizar  a constelação do Cruzeiro do Sul o observador deve traçar uma linha reta imaginária da Estrela de Magalhães (a estrela mais afastada das outras três), precisamente quatro vezes e meio o tamanho de toda a constelação, feito isso, só traçar uma linha vertical “imaginário” no sentido da Terra, nesta direção está o Sul .

Pode-se parecer confuso esta explicação, mas observando o desenho abaixo você entenderá melhor.










 
Você também pode usar dois palmos da estrela de Magalhães para localizar o Sul. Estenda o braço no sentido da última estrela, conta mais ou menos dois palmos com a mão bem aberta. Depois é só descer na vertical, como ilustra a imagem acima.

Curiosidade:

Apesar de conseguirmos ver apenas 5 estrelas na Constelação Cruzeiro do Sul, na verdade existem 49 estrelas. As demais estrelas são imperceptível a nós devido a magnitude do seu brilho ser muito baixo aos olhos humanos, só conseguimos vê-las com o auxílio de um telescópio.

Algumas bandeiras pelo mundo, que contém a Constelação Cruzeiro do Sul.

índice 
Fonte: Crux-Wikipédia





Se você gostou do artigo acima, não deixe de conhecer nosso livro: “Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução”. Clica na imagem abaixo e será encaminhado ao site Amazon.  Obrigado…
Livro: Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução.
Capa aberta desconstruindo um mito 1

Detalhes do produto

  • Paperback: 136 páginas
  • Editora: Schoba (26 de julho de 2019)
  • Idioma: Portuguese
  • ISBN-10: 8580135257
  • ISBN-13: 978-8580135251
  • Dimensões do produto: 13,3 x 0,9 x 20,3 cm

Referências Bibliográficas.
Asterdomus. Crux Australis. Disponível em: <http://www.asterdomus.com.br/Artigo_crux_australis.htm&gt; Acesso em: 30 março 2017.
Bandeira, Edvan. Constelação do Sul. Disponível em: <http://astronomiareal.blogspot.com.br/2012/05/constelacao-cruzeiro-do-sul.html&gt; Acesso em: 30 março 2017.
Ianridpath. Constellarions Disponível em: <http://www.ianridpath.com/constellations1.htm&gt; Acesso em: 30 março 2017.
Observatório UFMG. Disponível em: <http://www.observatorio.ufmg.br/pas29.htm&gt; Acesso em: 30 março 2017.



22 de maio de 2012

O que é eclipse anular? Em 2023 os brasileiros poderão observar este fenômeno.



6f8437cb29e1e5f341af01385b72db16.jpg
Foto: AFP
     O que seria eclipse anular do Sol? Conhecido também como eclipse anelar ou eclipse em anel.

                              


      Esse fenômeno é raro, é um tipo de eclipse solar, onde o Sol a Lua e a Terra se alinham, deixando um anel brilhante de luz visível nas bordas do Sol, isso ocorre porque a Lua não bloqueou totalmente o Sol, devido a distância da Lua e Terra ser a maior alcançada, conhecido como Apogeu. Como podemos observar nas ilustrações abaixo.

                                                    Representação do eclipse anular, escala não real. (Créditos Edvan).



       O último eclipse anular que aconteceu, foi visto na Ásia e na América do Norte no dia 20/05/2012,  como se mostra na animação abaixo.


       O ponto vermelho representado na animação, foi as regiões que conseguiram observar o eclipse anular, já quem estava nessa mancha maior pode ver o eclipse parcial.

       Para o Brasil, o próximo eclipse anular será em 2023 e poderá ser visto das regiões Norte e Nordeste. Um eclipse solar total, quando a Lua bloqueia completamente o Sol, apenas poderá ser visto no Brasil em 2045.




Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/sunearth/news/eclipse-2012.html
http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/ciencia-e-vida/noticia/2012/05/21/eclipse-anular-foi-visto-por-asiaticos-e-norteamericanos-343796.php

18 de maio de 2012

Galileu foi condenado a prisão por acreditar que a Terra girava ao redor do Sol.


 
        Galileu (1565-1642) foi chamado de herético pela igreja católica ao afirmar que a Terra gira ao redor do Sol, em 1632 escreveu o livro "Dialogo sopra i due massimi sistemi del mondo"  (O diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo) onde defendia o heliocentrismo (o Sol no centro do universo e a Terra girando ao seu redor), uma teoria já proposto por Copérnico.


Ficheiro:Galileos Dialogue Title Page.png
Livro (O diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo), onde defendia sobre o movimento da Terra.
                                         


        Galileu foi julgado pela Igreja, tendo em parte do julgamento sido ameaçado de tortura se não confessasse herético. Forçado Galileu leu uma carta em 1633 para sete cardeais-inquisitores na igreja de Santa Maria Sopra Minerva, em Roma.
                             
                           Confissão forçada de Galileu imposta pela igreja.

        "Eu, Galileu, filho do falecido florentino Vicenzo Galilei, setenta anos de idade, juro que sempre acreditei e continuarei a acreditar em tudo o que crê, prega e ensina a Santa igreja Católica e Apostólica...
Fui julgado altamente suspeito de heresia por ter acreditado e defendido que o Sol está no centro do universo e não se move, e que a Terra não é o centro e se move...Com sinceridade e verdade fé, abjuro, amaldiçoo e abomino os citados erros e heresia... Juros que doravante nunca mais direi ou afirmarei, oralmente ou por escrito, qualquer coisa que possa atrair semelhante suspeita sobre mim."
                                                                           Julgamento de Galileu.


       Ao sair do tribunal, Galileu disse uma frase célebre: "Epur si Muove!", que traduzida diz, "E, no entanto, ela move-se".
       Galileu foi condenado pelos setes cardeais do júri a uma vida em cativeiro.
      Galileu morreu aos 77 anos, doente devido a idade, cego e em prisão domiciliar, ele só não foi torturado devido a amigos influentes na Igreja Católica.

Se você gostou do artigo acima, não deixe de comprar o nosso livro “Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução”.
Clique na imagem abaixo e será direcionado ao site.  Obrigado…
Livro: Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução.
Desconstruindo um mito

Detalhes do produto

  • Paperback: 136 páginas
  • Editora: Schoba (26 de julho de 2019)
  • Idioma: Portuguese
  • ISBN-10: 8580135257
  • ISBN-13: 978-8580135251
  • Dimensões do produto: 13,3 x 0,9 x 20,3 cm
Referências:
James Maclachlan-Galileu Galilei o primeiro físico. 

16 de maio de 2012

Por que muitos chamam o planeta Vênus de estrela d'alva e Vésper?




Vênus
Planeta Vênus sem a atmosfera.

Desde a antiguidade, as pessoas contemplavam o planeta Vênus no céu, e pensavam que se tratava de uma “estrela”, muito decorrente ao seu brilho ser muito intenso. Como se sabe, os planetas não possuem luz própria, entretanto seu brilho provém do Sol. Sem esse conhecimento e sem um telescópio para observá-lo melhor, as pessoas o classificavam como estrela d’alva, Vésper e até mesmo de estrela do pastor.
Vênus recebeu vários nomes, devido as pessoas em seu cotidiano observarem que, aparecia uma estrela no período matutino e “outra” estrela quando já se estava anoitecendo (vespertino). Portanto deram o nome de estrela d’alva a que aparecia de manhã, e estrela Vésper a que aparecia quando o Sol estava se pondo. Muitos acreditavam que se tratava de duas estrelas distintas. Entretanto, hoje se sabe que se trata do mesmo astro, ou seja, o planeta Vênus, e não uma estrela.
Pode-se observar claramente Vênus no céu a olho nu (sem o telescópio). Pra quem não sabe, Vênus é o objeto mais brilhante no céu, depois da Lua. Ela pode ser vista quatro horas antes do Sol nascer a leste, e depois que o Sol se põem a oeste.
Dependendo do afastamento do Sol, Vênus pode ser visto a olho nu a qualquer hora do dia, desde que não esteja muito próximo do Sol. Abaixo pode-se observar o planeta Vênus durante o dia. 

 
    Planeta Vênus fotografada durante o dia.

No ano de 2016, pode-se observar um fenômeno raro, alinhamento entre 5 planetas. Como se pode ver na imagem abaixo.





alinhamento de 5 planetas - parte 3
Via: Galeria do meteorito.
Curiosidades.
Em outubro do ano que vem 2018 vai acontecer um fenômeno parecido. E daqui a 24 anos, no dia 8 de setembro de 2040, teremos um alinhamento incrível envolvendo os 5 planetas mais brilhantes, quando eles estarão juntos em uma área de apenas 9.3 graus. Isso significa que se você esticar seu braço, será possível esconder todos os 5 planetas na palma da sua mão! Esse será o alinhamento “mais próximo” desde 18 de dezembro de 1186!
Vênus
O planeta Vênus é o segundo planeta do nosso sistema solar. Mesmo estando próximo da Terra em relação aos demais planetas, Vênus possui algumas características muito diferentes da Terra. Por exemplo: Em nosso planeta, o dia corresponde a rotação, ou seja, um volta completa em torno do seu próprio eixo, correlativo a 24 horas, e o ano corresponde a sua translação, que é um volta completa ao redor do Sol, aproximadamente 365 dias e 6 horas.
Já o planeta Vênus é um pouco diferente, seu período de translação (uma volta completa em torno do Sol) é de 224,65 dias terrestres. E sua rotação em torno do seu próprio eixo demora 243 dias terrestres. Resumindo: o dia no planeta Vênus é mais longo que o seu ano.
Outra curiosidade do planeta Vênus é que ele gira em torno do seus eixo diferente dos demais planetas. Enquanto a Terra gira do oeste para leste e os demais planetas do sistema solar fazem o mesmo, Vênus gira ao contrário.
Vênus é o planeta mais quente do nosso sistema solar, mesmo não sendo o planeta que está mais próximo do Sol. Sua temperatura média corresponde a 450°. Muitos acham que o planeta Mercúrio por está mais próximo do Sol é o mais quente, mas isso não é verdade. A temperatura de Vênus é tão elevada assim, pois sua atmosfera é muito densa e retém o calor do Sol.




Se você gostou do artigo acima, não deixe de conhecer nosso livro: “Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução”. Clica na imagem abaixo e será encaminhado ao site Amazon.  Obrigado…
Livro: Desconstruindo um mito: Darwin não é o pai da evolução.
Capa aberta desconstruindo um mito 1

Detalhes do produto

  • Paperback: 136 páginas
  • Editora: Schoba (26 de julho de 2019)
  • Idioma: Portuguese
  • ISBN-10: 8580135257
  • ISBN-13: 978-8580135251
  • Dimensões do produto: 13,3 x 0,9 x 20,3 cm


Referência:

AUXILIADORA, R. Vênus, a estrela d’alva. Disponível em: <http://www.ceuaustral.pro.br/venus.htm&gt; Acesso em: 14 fev. 2017.
BANDEIRA, G. S. B. Um dia em Vênus é mais longo do que um ano. (curiosidades do planeta Vênus). Disponível em: <http://astronomiareal.blogspot.com.br/2016/06/um-dia-em-venus-e-mais-longo-do-que-um.html&gt; Acesso em: 14 fev. 2017.
BANDEIRA, G. S. B.  Por que muitos chamam o planeta Vênus de estrela d’alva e Vésper? Disponível em: <http://astronomiareal.blogspot.com.br/2012/05/porque-muitos-chamam-o-planeta-venus-de.html&gt; Acesso em: 14 fev. 2017.
GALERIA DO METEORITO. Alinhamento raro de 5 planetas acontece nesse mês de agosto. Disponível em: <http://www.galeriadometeorito.com/2016/07/alinhamento-raro-de-5-planetas-agosto-2016.html&gt; Acesso em: 14 fev. 2017.
SÃO FRANCISCO. Vênus. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/venus/venus.php&gt; Acesso em: 14 fev. 2017.