Desconstruindo um mito.

31 de maio de 2011

Por que a Lua não cai sobre a Terra?


   
Foto tirada pelo próprio autor.
 Nós sabemos que a massa da Terra atrai a massa lunar, e vice-versa. Isto acontece devido a gravidade existente em ambos, mas por quê à Lua não cai sobre à Terra? Já que a atração é mútua? 
     Antes de responder essa pergunta veremos algumas teorias para melhor explicar o tema.

     A primeira lei de Newton que conhecemos como o princípio da inércia, nos mostram que um corpo parado tende a permanecer parado devido as forças que atuam sobre ele, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento, se nenhuma força estiver atuando sobre ele.

     Você se pergunta, porque a bola em movimento depois de um tempo para?

    A bola para, por quê várias forças atua sobre ela, por exemplo, o atrito com o solo, o atrito com o ar, essas forças impedem que a bola continue se movimentando. Mas se esta bola estivesse no vácuo, onde há ausência de matéria (praticamente não existe), ou no espaço onde a força de atrito é quase nula, ela continuaria num movimento retilíneo uniforme (módulo e a direção são as mesmas).

     A Lua tem uma velocidade constante e muito alta, cerca de 3700 km/h, no caso, a Lua era pra sair pela tangente numa velocidade constante, mas a gravidade da Terra segura ela, como mostra a ilustração abaixo.

     Vamos ver um exemplo para melhor entendermos, se você jogar uma pedra no sentido horizontal, conforme a velocidade da pedra diminui, ela cairá no chão. Quanto mais forte você jogar essa pedra mais longe ela cairá. Agora pensa nessa pedra a uma velocidade muito alta e constante sendo jogada na horizontal, ela nunca irá cair, entrando em órbita em torno da Terra.
     Um outro exemplo seria a de uma pedra amarrada por um barbante. A pessoa segura na outra ponta e gira. A pedra quer escapar, mas devido ao barbante estar presa, a pedra não poderá escapar pela tangente. Agora trazendo esta ilustração para o tema acima,  a pedra seria nossa Lua, e o barbante a gravidade. Como se pode observar na ilustração abaixo. 



     Devido a sua velocidade ser muito alta e constante, e por causa da gravidade terrestre a Lua fica em órbita da Terra sem "cair."

28 de maio de 2011

Santos Dumont, único brasileiro a ter seu nome em uma cratera lunar.


       Apesar da polêmica existente em quem inventou o avião, muitos dão créditos aos irmãos Wright dos E.U.A. Há relatos que os irmão voaram 3 anos antes do brasileiro, (mas ninguém os viu). Por outro lado, o brasileiro Santos Dumont voou ao ar livre na França com seu 14-bis em 1906 para uma multidão de pessoas.
Santos Dumont em seu 14-bis. 

     O mineiro Santos Dumont também inventou o balão dirigível com motor à gasolina, e com seu balão de número 6, contornou a Torre Eiffel na França em 1898. Muitos o viu, inclusive a população e vários jornalistas que noticiaram o fato.  É por este balão dirigível que Santos Dumont é conhecido lá fora, e não por ter inventado o avião, como são ensinados nas escolas brasileiras. Pois eles dão a honra aos irmãos Wright
       Lembrando que o balão já existia, o que Santos Dumont fez, foi colocar um motor à gasolina no balão.  
Santos Dumont contornando a Torre Eiffel em seu balão dirigível. 

       Em 20 de julho de 1973 o "Pai da Aviação" Santos Dumont foi homenageado com uma a cratera na Lua, ela possui 8km de diâmetro e 1,1 km de profundidade. Como se pode observar no canto inferior direito da foto.
Cratera de Santos Dumont e vários outros personagens.

       Esta cratera está localizada à cerca de 60 km do local onde pousou a Apollo 15. Como se pode observar na imagem abaixo.



21 de maio de 2011

Estrelas também morrem.

Tema escolhido na enquete.

       As estrelas são constituídas principalmente de Hidrogênio e Hélio, todas as estrelas nascem desenvolvem e morrem, assim como os humanos, mas no caso das estrelas, este processo demora bilhões de anos. O nosso Sol também é uma estrela, portanto um dia ele morrerá. 
       As estrelas são formadas a partir de uma nebulosa (nuvens de poeira, hidrogênio e hélio), nesta nebulosa, uma região concentra-se mais gases, geralmente no centro, onde a força gravitacional é maior.
      Abaixo temos algumas nebulosas planetárias, note que elas apresentam um ponto branco mais no centro, é onde será originado a estrela, e essa poeira em volta poderá se transformar em planetas assim como o nosso Sistema solar.

Nebulosa Olho de Gato (nome popular)

Nebulosa Esquimó (nome popular)

Nebulosa de Ampulheta (nome popular)


       Vamos dar um exemplo da formação do nosso Sistema Solar. Há bilhões de anos atrás, tudo não passava de uma nebulosa(poeira e gás), concentrado estes gases em seu núcleo, aumentando a temperatura. 
      Este gás contraiu e esquentou o bastante para se formar uma estrela, nesse caso o Sol, onde se inicia a queima de Hidrogênio(fusão nuclear), liberando muita energia, e o resto da poeira formou os Planetas, asteroides etc. Podemos ver uma representação da formação do nosso Sistema Solar abaixo. 


      Na formação da estrela, se a massa não for suficiente após a contração, ele começa a se esfriar formando então uma Anã Marrom (pouco maior que Júpiter e produz pouca energia). Representação de uma estrela Anã Marrom abaixo. 

    O tamanho da estrela podem variar, após bilhares de anos, a estrela queima o combustível, transformando hidrogênio em hélio, aumentando o seu tamanho até chegar a que conhecemos como gigante vermelha. É claro que passa por vários processos até chegar a Gigante Vermelha.
     Abaixo temos exemplo de algumas Gigantes Vermelhas, por exemplo, Antares que conseguimos ver da Terra a olho nu, na constelação de Escorpião é uma típica estrela gigante vermelha.
Comparação entre várias estrelas gigantes vermelhas com o Sistema Solar. 

     O Sol ainda está na meia idade, quando ela chegar a ser uma gigante vermelha, já estará na sua fase final de vida. Portanto nesta fase, o nosso Sol engolirá Mercúrio, Vênus e à Terra.
   Mas não se preocupe, como o nosso Sol ainda está na meia idade, faltam aproximadamente 4 bilhões de anos para ela virar uma gigante vermelha. 
     Depois da fase gigante vermelha, a estrela pode seguir dois caminhos, ou vira uma estrela anã branca dependendo de sua massa, ou pode chegar a ser uma estrela de nêutrons (estrela mais densa que existe).
     Depois de tudo o que foi citado acima, a estrela volta a ser uma nebulosa planetária, restando uma anã branca no centro, dando origem a outra estrela, ou vira um buraco negro, formando assim um ciclo.
  Nesta próxima imagem temos uma nebulosa de Caranguejo, remanescente da supernova (nome dado aos corpos celestes surgidos após as explosões de estrelas), o ponto brilhante no centro da imagem é a estrela de nêutrons remanescente da estrela original.

    Esta explosão da nebulosa de caranguejo foi vista da Terra em 1054 registrada por astrônomos chineses e árabes. Ela era tão brilhante que poderia ser vista durante o dia.

18 de maio de 2011

Planetas flutuantes na Via Láctea.


O que nos sabemos sobre planetas é que os mesmos orbitam uma estrela, por exemplo: os planetas do Sistema Solar orbitam o Sol, mas foram descobertos uma nova classe de planetas do tamanho de Júpiter, que flutuam no espaço, sem órbita fixa, já foram descobertos 10 planetas do tamanho de Júpiter flutuando na Via Láctea.
Astrônomos estimam que esse fenômeno é tão comum como planetas que orbitam estrelas. Isso somam centenas de bilhões de planetas solitário em nossa galáxia Via Láctea sozinho.
Existem teorias que estes planetas se moveriam através da galáxia assim como o nosso Sol e outras estrelas, que orbitam o centro galáxia.
Também pode ser que esses planetas orbitam estrelas muito distantes, mais pesquisas indicam que tais distancias são muito raros.

Esta concepção artística mostra um planeta semelhante a Júpiter sozinho no escuro do espaço, flutuando livremente, sem uma estrela-mãe.

14 de maio de 2011

Missão Apollo, (homem na Lua)


Desde os princípios o homem sempre teve interesse na Lua, seja para fazer poemas seja para estudos, o homem queria ir mais além, queria pisar na Lua.
A NASA ( agência espacial dos EUA) tinha o objetivo de colocar o homem na lua na década de 60, já que seus rivais já tinham colocado o homem no espaço.
A URSS estavam na frente do EUA na corrida espacial por ter sido o primeiro a colocar um homem no espaço o Yuri Gagarin em abril de 1961, e um satélite artificial o Sputnik.
Apollo 1, em janeiro de 1967 os astronautas Gus Grissom, Ed White e Roger Chaffee morreram no solo dentro da cabine, causada por um curto-circuito que incendiou o comando da cápsula, por causa desse desastre os engenheiros da NASA fizeram muitas modificações atrasando o projeto.
Abaixo temos a foto dos astronautas mortos na missão.

(Esq. p/ dir.: Grissom, White, Chafee.)
A foto a seguir mostra como ficou a cabine dos astronautas.


Em novembro de 1967, a NASA lançou um foguete não tripulado como teste, dando assim o nome Apollo 4, em homenagens as vitimas do Apollo 1, Nenhuma missão recebeu o nome Apollo 2 e 3.
A seguir na foto está o foguete Apollo 4 na plataforma de lançamento.


Em janeiro de 1968 lançaram outro foguete, mas dessa vez era para testar o módulo lunar, o Apollo 1 (foguete do acidente) foi reconstituído e reutilizado para lançar o foguete Apollo 5.
Abaixo foguete do Apollo 5.


A missão Apollo 6 foi lançada em abril de 1968 e testou o desempenho do sistema de controle, emergência, elétrica, e teve alguns problemas, a Apollo 6 também foi sem tripulação.
Abaixo mostra o lançamento da Apollo 6.


A Apollo 7 foi a primeira com tripulação, ela orbitou a Terra para ser feitos alguns testes.
Abaixo o lançamento da Apollo 7


Na Apollo 8 tripulado pelo Frank Borman, James Lovell e William Anders eles ainda não pousaram na lua, mas foi os primeiros a circum-navegar a Lua, enviaram fotos inéditas do solo da Lua.
Abaixo fotos tiradas pelos astronautas em órbita da Lua.

Apollo 9 teve como objetivo testar os equipamentos desenvolvidos para pousar na Lua, foi a primeira espaçonave a ser lançada para o espaço completa, como o módulo de comando, módulo de serviço e módulo lunar.
A foto a seguir mostra o teste no módulo lunar Spider (aranha) sobre o oceano.
Apollo 10, foi a segunda a ir a Lua, onde testou o módulo lunar, em orbita da Lua, os astronautas ficaram a 15 km de altura da superfície, essa missão deu segurança para todos da NASA, onde colocaria o homem na lua na Apollo 11.
Na foto abaixo mostra o módulo lunar Snoopy subindo da Lua.
Apollo 11, foi a primeira tripulada a pousar na Lua, isso aconteceu 20 de julho de 1969, tripulada pelos astronautas Neil Armstrong (primeiro a pisar na Lua), Edwin Buzz Aldrin e Michael Collins, esse feio foi vista por milhares de espectadores na TV e rádio, um fato curioso dessa missão é que o astronauta Michael Collins ficou no módulo de comando numa orbita a 100 km acima da Lua, enquanto os outros 2 astronautas desciam para a Lua, ao pisar no solo o astronauta Armstrong disse a frase “Este é um pequeno passo para o homem, mas um enorme salto para a humanidade.”
Os astronautas deixaram uma placa na lua, onde está escrito: (Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez a Lua, julho de 1969, viemos em paz, em nome de toda a Humanidade.)
Na foto abaixo estão os astronautas do Apollo 11, onde 2 desses pisaram na Lua.
Neil Armstrong (primeiro a pisar na lua), Michael Collins (ficou no módulo de comando a 100 km acima da lua), e Edwin Aldrin (segundo a pisar na Lua).

Acima a marca deixada em solo lunar pelas botas do astronauta Buzz Aldrin.
Apollo 12 foi a segunda missão tripulada a pousar na Lua, em novembro de 1969, com a missão de resgatar partes de uma sonda não tripulada enviada 2 anos antes.
Apollo 13 foi a terceira missão tripulada com o objetivo de pousar na Lua, mas essa missão não foi completada devido a um acidente durante a viagem de ida, causada uma explosão no módulo de serviço, que impediu a decida na Lua, felizmente os astronautas conseguiram voltar à Terra no ano de 1970.
Apollo 14 foi o terceiro pouso na Lua com tripulantes, tendo o objetivo de recomeçar as missões para o satélite em fevereiro de 1971.
Apollo 15 foi uma missão tripulada a Lua com objetivo científico em agosto de 1971, foi a primeira a utilizar o jipe lugar na superfície da Lua, afastando do local de pouso com a distancias não alcançadas pelas outras missões, os astronautas trouxe a Terra cerca de 77 kg de material lunar.
Apollo 16 foi a quinta missão tripuada a pousar na Lua, eles também utilizaram o jipe, e colocaram um pequeno satélite em órbita da Lua, e também fizeram vários experimentos científicos em abril de 1972.
Apollo 17 foi a sexta e última missão tripulada a pousar na Lua, em dezembro de 1972.

O motivo do homem não ir mais a Lua.

O motivo de o homem não ir mais a Lua foi devido à falta de verbas, cortadas pelo congresso americano, por causa do desinteresse da opinião pública, quando estava passando na TV sobre os astronautas na Lua, muitos telespectadores ligavam para TV pedindo sua programação normal.
Agora que está voltando o interesse do público a Lua, pois muitos não virão quando aconteceu.
Em 2005 a NASA anunciou a retomada das viagens à Lua.

8 de maio de 2011

Chuva de meteoro do dia 5 e 6 de maio.


Gostaria de falar da chuva de meteoros que ocorreu na madrugada dos dias 5 e 6 de maio, essa chuva são restos do cometa Halley, que passou pela terra em 1986, nós podemos ver esse cometa a cada 76 anos, a próxima vez que será visto da Terra será por volta de 2061, mas o que me impressiona é que depois de 25 anos que ele passou por aqui, ainda podemos ver seus fragmentos, esse fenômeno da chuva de meteoros poderá ser visto de novo em outubro quando passa perto da constelação de Órion, (popularmente as três Marias, que é o cinturão de Órion.)

Essa chuva não causa danos, pois quando entram em contato com a atmosférica da Terra, ela desintegra antes mesmo de tocar o solo, por causa do atrito.


Abaixo está a órbita do cometa Halley, assim como todos os planetas ele também da volta em torno do Sol, a órbita dele vai além da órbita do planeta Netuno, por isso demora aproximadamente 76 anos pra podermos ver de novo.



O que é um cometa?
O cometa é composta de gelo, poeira e pequenos fragmentos rochosos, seu tamanho varia podendo chegar a quilômetros de tamanho, a cauda que ela possui é causada pelos efeitos da radiação solar sobre núcleo deixando a atmosfera do mesmo difusa, quando mais próximo do Sol maior será a sua cauda, a causa se estende através de milhões de km pelo espaço, seu núcleo é relativamente pequeno em comparação com a cauda. (Existem teorias que na formação da nossa Terra, muitos cometas chocaram com a Terra, por isso essa abundância de água na Terra.)

O desenho abaixo mostra a cauda do cometa sendo formada.





1 de maio de 2011

Duas estrelas visto da Terra que são maiores que o Sol.


Sol
A estrela mais próximo da Terra é o nosso Sol.
As outras estrelas que observamos à noite, estão muito longe, quando olhamos para o céu noturno, a impressão que temos é que as estrelas são muito pequenas, mas isso é devido a sua distância ser muito grande. Uma boa parte das estrelas que vemos à noite é muito maior que o nosso Sol, por exemplo: 
A estrela Antares que está na constelação de escorpião, e conseguimos observar facilmente à noite, tem um raio de aproximadamente 800 vezes o raio do Sol, e está aproximadamente 600 anos-luz da Terra. Para ficar mais claro essa medida, pense na luz saindo de Antares numa velocidade aproximada de 300.000.000m/s e chegando até nós 600 anos depois. Enquanto que os raios Solares demora aproximadamente 8 minutos e 19 segundos para chegar à Terra.
     Para se ter uma ideia, se Antares estivesse no lugar do Sol, sua massa já teria engolido os planetas Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, pois suas extremidades chegariam a órbita de Marte. 
A foto abaixo mostra a constelação de escorpião. Antares é à vermelha em destaque (coração do escorpião.)

Constelação de escorpião.
Também podemos observar Sirius (mais sobre Sirius aqui), que é a estrela mais brilhante no céu. Sirius está na constelação de Cão Maior, e à 8,57 anos-luz da Terra. Por estar mais próximo da Terra que Antares, Sirius brilha mais. Apesar de ser menor que Antares, Sirius tem massa cerca de 2,4 vezes maior que a massa do Sol.


  Sirius à estrela mais brilhante olhando da Terra a olho nu. Mas não se pode confundir Sirius com o planeta Vênus (brilho mais intenso).

Estrela Sirius.

   Na figura abaixo temos uma comparação entre o Sol  Sirius  e Antares (um pixel). Existem estrelas muito maiores que Antares.
Comparação entre as estrelas. 

      Só foram citados estas duas estrelas para o leitor compreender melhor, mas existem milhares de estrelas maiores que o Sol e até maiores que Antares.



      Abaixo 2 vídeos comparando o tamanho entre estrelas, não deixem de ver.