Desconstruindo um mito.

22 de abril de 2011

Por que o planeta Plutão não é mais considerado planeta.

Plutão. Foto tirada pela missão New Horizons. 

     Antes de falarmos sobre Plutão, vamos identificar o que classifica um astro como planeta.

  1. Ele tem que orbitar uma estrela, exemplo: a “Terra orbita o Sol”, que é uma estrela.
  2. Tem que ter uma massa suficiente pra se tornar esférica pela sua própria gravidade.
  3. E já tenha limpado a sua órbita vizinha.
Plutão portando se enquadra em todos esses requisitos, por isso ele ficou muitos anos conhecido como planeta.
Mas por volta do ano de 2003 no observatório instalado na Califórnia, astrônomos varriam o céu à procura de outros corpos celestes, quando descobriu um astro depois de Plutão no cinturão de Kuiper, com características de um planeta, como mostra a figura abaixo. A orbita de Plutão e Éris (o corpo descoberto).

   Este novo corpo celeste encontrado era maior que o planeta Plutão. Daí surgiram várias dúvidas a respeito dos planetas estudados. 
         Mas o que fazer com esse novo corpo encontrado?
         Classificar como Planeta ou não?
         Seria ele o décimo planeta do sistema solar?
Se classificar esse corpo em outra classe, deveriam incluir plutão, pois era menor que Éris.
Estas eram as dúvidas dos astrônomos. Mas em 2006 os astrônomos fizeram uma reunião e por unanimidade classificou Plutão, Éris, Ceres, Makemake e Haumea, como "planeta anão" por ser muito menor que os demais planetas.
  Éris ganhou esse nome por causa da mitologia grega, que era a deusa da discórdia.
Portando nosso sistema solar só tem 8 planetas, que são: Mercúrio, Vênus(estrela Dalva), Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

13 de abril de 2011

Por que o planeta Terra não está livre de asteroides?




Quando olhamos para o espaço, temos a leve impressão que tudo está tranquilo. Não precisamos preocupar com nada. Tudo está sendo regido dentro da naturalidade.  
    Mas estamos enganados, existe uma região entre os planetas Marte e Júpiter que contém milhares de asteroides (montanha rochosas) de vários tamanhos.  Estes asteroides fazem uma órbita em torno do Sol, esta orbita de asteroide é conhecida por "cinturão de asteroides".         
     Alguns asteroides não passam de cm de tamanho, outros já passam de quilômetros.
     Orbita dos asteroides, entre Júpiter e Marte.)
              
Existem várias teorias sobre este cinturão de asteroides, umas delas é que na formação do Sistema Solar, os planetas que conhecemos se formaram. Mas entre Marte e Júpiter por alguma perturbações gravitacionais provocadas pelo gigantesco planeta Júpiter, não se formou nenhum planeta deixando essas rochas em órbita. 
Outra teoria  afirma que existia um planeta, e o mesmo foi destruído ao se chocar com algum astro celeste. 
Mas o que me impressiona é que nessa órbita os asteroides se chocam entre si, e as vezes saem de sua órbita, muitos desses asteroides se chocam com o planeta Júpiter, devido a sua gravidade ser muito grande, mas outros asteroides ficam vagando pelo espaço, e muitos passam perto do nosso planeta Terra.
 Os cientistas só conseguem observar algum asteroide quando estes estão bem próximo de nós, pois eles não tem luz própria e fica difícil de localizar, o sol precisa iluminar os asteroide, e o mesmo funciona como um espelho assim como a lua, facilitando a localização.
Existem teorias da extinção dos dinossauros devido a um asteroide. Temos relatos de outros asteroides que chocaram com à terra. Um deles foi o da  Sibéria em 1908. 

Na floresta de Tunguska na Sibéria, um asteroide destruiu cerca de 2,2 mil km e arrasou 80 milhões de árvores, esta explosão foi inúmeras vezes maior que a bomba de Hiroshima, e este asteroide explodiu antes mesmo de se chocar no solo.
Em 2010 dois asteroides, cerca de 20 metros de diâmetros cada, passaram próximo da terra, tão perto que passou abaixo da orbita lunar, como podemos ver na figura abaixo.

Recentemente na Rússia (2013) um asteroide caiu sobre a cidade Cheliabinsk. Este asteroide desintegrou antes mesmo de se chocar no solo, mas sua explosão causou ondas de choque que destruíram edifícios e deixou janelas quebradas, mais de 1.000 pessoas foram feridas por estilhaços. O vídeo abaixo mostra o momento em que o asteroide entrou em contato com a atmosfera terrestre.


Em 2014 o asteroide 2014RC passou muito próximo da Terra. Mais sobre ele aqui.

No ano de 2004 cientistas da NASA descobriram um asteroide que passará próximo da Terra em 2029. O asteroide Apophis como é conhecido tem cerca de 450 metros, o suficiente pra fazer um estrago no planeta Terra.
No dia 31 de outubro 2015 um asteroide potencialmente perigoso passou perto da Terra. O mesmo foi descoberto apenas 3 semanas antes de passar perto do planeta Terra. O asteroide TB145 como ficou conhecido era bem grande, aproximadamente 650 metros, 32 vezes maior ao asteroide que explodiu no céu em Chelyabunk.
O próximo asteroide potencialmente perigoso que passará muito perto da Terra é o asteroide 2012 TC4, este asteroide passará por aqui em 2017. Sua distância entre à Terra será muito pequena, mas isso não significa que haverá uma colisão. 


Fonte:

http://www.galeriadometeorito.com/2015/04/asteroide-2012-tc4-encontro-perigoso-com-a-terra.html#.VcTW-PlViko

11 de abril de 2011

Quem foi Galileu?




Galileu Galilei foi  um físico, astrônomo, matemático e filósofo, nasceu na Itália em 1564 e morreu em 1642.
Quando todos ainda acreditavam na teoria do geocentrismo, onde se defendiam a Terra no centro do Universo. Galileu por sua vez, fez várias descobertas mostrando que a teoria defendida por Copérnico outrora estava correto. O heliocentrismo adotado por Galileu colocava o Sol no centro do Sistema Solar e os planetas incluindo a Terra girando ao seu redor. 
Algumas descobertas de Galileu.
Galileu propor que, dois corpos com pesos diferentes, sendo soltos a uma certa altura, cairiam ao mesmo tempo no chão. Mas para isso ocorrer, não poderia existir atrito sobre os corpos. Galileu não pode comprovar sua teoria, devido a gravidade terrestre que exerce uma força nos objetos. Entretanto, em 1971 na missão Apollo 15, o comandante David Scott realizou uma demonstração ao vivo para as câmeras de televisão (Vídeo abaixo). Como se sabe, na Lua a gravidade é quase nula, portanto lá daria para se fazer a experiência . Com um martelo em uma mão e uma pena na outra, Scott soltou ambos ao mesmo tempo, caindo no mesmo instante  ao chão, assim como Galileu afirmava muitos séculos antes. 


                                               
O vídeo  mostra o experimento feito na lua por David Scott.

Um visionário de sua época, Galileu fez tantas outras descobertas. Certa vez criou seu próprio telescópio, um telescópio refrator, simples para os existentes hoje em dia, onde só aumentava três vezes o tamanho do objeto, contudo,  Galileu foi aprimorando até fazer um telescópio que aumentava cerca de trinta vezes o tamanho real do objeto. Lembrando que em sua época  o telescópio já existia, mas Galileu foi à primeira pessoa a apontar esse objeto para o céu, com isso ele descobriu que: 
  • A Via Láctea (nossa galáxia), é composta por milhares de estrelas,
  • Descobriu também alguns satélites de Júpiter, 
  • Descobriu que a lua tem montanhas e crateras, 
  • Descobriu manchas solares,
  • Anéis de Saturno.
Mesmo com as evidências, a igreja católica que detinha todo poder na época, recusou aceitar as descobertas. Acusavam que as descobertas de Galileu eram mentiras, e não aceitavam nem ao menos olhar no telescópio. Até entre os astrônomos haviam estas discordâncias. Muitos astrônomos diziam que as descobertas eram somente ilusões de ótica das lentes.
A igreja católica pronunciou sobre a teoria heliocêntrica, e seria herege quem afirmasse que a Terra girava em torno do Sol, portanto foi proibido falar do heliocentrismo como realidade física. O Tribunal do Santo Ofício, fez com que Galileu abandonasse a teoria heliocentrismo..
Mas mesmo com  pressão, Galileu continuou com os estudos, e escreveu alguns livros. Com isso foi julgado e preso por tempo indeterminado, seus livros foram censurados e proibidos.
Após a condenação, ao sair do tribunal ele disse, "CONTUDO, ELA SE MOVE" se referindo à Terra ao redor do Sol.
Galileu conseguiu mudar a pena na prisão para confinamento em sua casa, pois era amigo do papa Urbano VIII. Já bem velho e cego devido estudos do Sol com seu telescópio, Galileu Galilei  morre de forma piedosa, rodeada pela sua filha Maria Celeste e seus discípulos.
Curiosidade:
Quase 400 anos após sua morte, precisamente no dia 31 de outubro de 1992, o papa João Paulo II reconheceu os enganos cometidos pelo tribunal eclesiástico que condenou Galileu à prisão. 
Referências:
BANDEIRA. E. G. S.  Galileu, além de seu tempo. Disponível em: <http://astronomiareal.blogspot.com.br/2012/07/apollo-15-homem-na-lua.html> Acesso em: 24 fev. 2017.
O UNIVERSO. O martelo e a pena em queda livre na Lua. Disponível em: <http://eternosaprendizes.com/2010/01/23/o-martelo-e-a-pena-em-queda-livre-na-lua/> Acesso em: 24 fev. 2017.
https://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/voce-sabia-a-igreja-reconheceu-que-errou-ao-condenar-galileu,400811f48735b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

10 de abril de 2011

Diferença entre astronomia e astrologia.


Aristóteles


     Astronomia é diferente de astrologia. Muitas pessoas os confundem.


Astrologia é uma crença que surgiu antes mesmo da astronomia, por volta do terceiro milênio AC.
 As pessoas da época não tinham a tecnologia de hoje, portanto eles observavam o céu a olho nu (sem telescópio), e tiravam suas próprias conclusões. Os mesmos acreditavam que os corpos celestes eram regidas por "deuses", e estes astros influenciavam a vida das pessoas, como é a astrologia até hoje.
Logo surgiram pessoas que levaram este assunto mais a sério, criando a astronomia (estudos dos astros celestes).
      Este estudo era um pouco complicado, pois não existiam instrumentos adequados para o estudo.
Os cientistas no princípio achavam que a Terra era o centro do universo (geocentrismo), e tudo girava em torno da Terra. Um dos principais defensores dessa tese foi o filósofo, matemático e astrônomo Aristóteles (384 a.C a 322 a.C).            Muitos podem até achar que os cientistas da época eram ignorantes, mais pensa bem; se olharmos para o céu e observarmos, parece que o sol, a lua e estrelas dão volta em torno da Terra e não o contrário. Foi através destas observações que os cientistas chegaram a tais conclusões.        Apesar de erradas, foi um ponto de partida para a evolução da astronomia.
Nicolau Copérnico
Muitos anos depois surgiram outras teorias, umas delas era a do heliocentrismo, (o sol no centro e os outros planetas incluindo a Terra gira em torno). O principal defensor desta teoria foi o matemático e astrônomo Nicolau Copérnico no século XVI. Apesar de ter registro antes dele que defende esta mesma teoria.